O governo cubano lançou na manhã desta sexta-feira , janeiro 3, uma operação militar para impedir que as Damas de Branco e vários oponentes entregues brinquedos para crianças em Havana, Santiago de Cuba e Holguín para assinalar o Dia dos Reis Magos no dia 6 de janeiro.
Em Havana foram presos em prisioneiro político do Grupo dos 75 Anjo Moya e sua esposa Berta Soler , representante nacional das Damas de Branco , enquanto que no leste de Santiago , José Daniel Ferrer, coordenador nacional da União Patriótica de Cuba Party ( UNPACU ), juntamente com outros cinco adversários.
Moya Acosta disse que " a atitude do regime cubano para reprimir as Damas de Branco e ativistas de direitos humanos para tentar distribuir brinquedos gratuitos para crianças contrasta com a atitude do Governo de Cuba para vender brinquedos caros para as pessoas em lojas habilitado propósito e , a fim de conseguir o dinheiro para a população cubana " .
Castro entrou sede da polícia Havana das Damas de Branco e apreendeu brinquedos que deveriam ser entregues às crianças na segunda-feira . Também tomou Linen falecido líder do grupo feminino Laura Pollan .
Laura Labrada , filha de Pollan , foi preso a poucos quarteirões da sede , que já naquela época operava as forças de segurança do Estado. Rádio Martí Labrada entrevistado logo após ser liberado.
Soler disse um agente identificado como Estado de Segurança Reinier , apareceu na casa da Dama de Branco Daisy Ponce Arencibia e leu um comunicado que dizia que o governo cubano não permitiria " o contador fará atividades mercenárias crianças em Cuba. "
Rosa María Nieves, um membro das Damas de Branco , em Havana, relatou a prisão de vários ativistas , acrescentando que a polícia política levou tudo o que tinha preparado para dar aos filhos , ou seja , brinquedos, refrigerantes e pão.
-É livre a manifestação do pensamento; é livre a expressão da atividade intelectual e científica; é inviolável a intimidade, a vida privada; é livre a associação para fins lícitos (Art. 5º, incisos IV, IX, X e XVII, da CRFB/1988).
-“Toda sociedade na qual os direitos não são garantidos e a separação dos poderes não é determinada, não possui Constituição”.Art. 16 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.
-"Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, nformações e idéias por qualquer meio de expressão” (Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas).
-Esta mensagem não contém informação confidencial e/ou privilegiada – portanto, pode ser copiada, divulgada ou deletada. 24 Horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário