quinta-feira, 3 de abril de 2014

PÉROLAS, SOBRE A PETROBRÁS, POR DIEGO ECOSTEGUY



Como venho frisando há mais de um ano, a situação da Petrobras - o passado e o presente - é gravíssima. Basta se ajoelhar às provas.

1) Paulo Roberto Costa passou na sede do PT em São Paulo, antes de ser nomeado para a Petrobras. Recebeu o aval de Delúbio e Dirceu.

2) Prometeu fidelidade ao PT e ao PP, portanto. Depois, numa reunião entre Lula e Dirceu no Planalto, Lula topou nomear Paulo Roberto.

3) O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, estava lá. Protestou. Disse que Paulo Roberto faria miséria na estatal. Lula deu de ombros;

4) Com a queda de Janene e Dirceu, o board da corrupção estatal mudou. Paulo Roberto passou a se reportar ao PMDB, ao PP e ao PT.

5) Mas Paulo Roberto obedecia mesmo era a Lula. Que, segundo um sócio do ex-diretor preso, chama-o de "Paulinho".

6) Paulo Roberto está destruído, segundo familiares, amigos e sócios. Pode topar a delação premiada. Se topar, cai muita gente.

7) Amostra de Paulo Roberto: deu meio bi de reais em contratos para a empresa Jaraguá equipamentos. Que dera grana para deputados do PP.

8) Paulo Roberto saiu em 2012 (contamos os bastidores). Quem entrou em seu lugar? O número 2 dele, José Carlos Cosenza, indicado pelo PMDB.

9) Cosenza era, por óbvio, peça fundamental para os negócios de Paulo Roberto. Assumiu o lugar do chefe e continua lá.

10) A Petrobras é um mundo mais vasto do que vocês imaginam. Na BR Distribuidora e na Transpetro, as duas subsidiárias, a política manda.

11) Na Transpetro, quem manda, e manda desde o começo do governo Lula, é o presidente do Senado, Renan Calheiros. Que trabalha contra a CPI.

12) A BR Distribuidora é um caso especial. Sabe quem manda lá? Um consórcio entre PT, Lobão... e Collor.

13) Por que Collor manda lá? Porque, em 2009, ameaçava contra o governo durante a CPI do Petrobras no Senado - é, houve uma CPI lá...

14) Lula o chamou ao Planalto e lhe deu duas diretorias, além da Presidência, que também recebeu o aval de Lobão.

15) Em setembro de 2009, o Conselho de Administração da Petrobras, numa reunião presidida por Dilma em Brasília, aprovou os nomes de Collor.

16) Uma outra diretoria da BR pertence ao grupo de deputados do PT que chamo de "PMDB do PT". Na revista, vocês saberão quem são...

17) Para operar os negócios entre Collor e PT e os empresários interessados na BR, Collor convocou PP. Os mais velhos conhecem esse nome...

18) PP, ou Pedro Paulo Leoni Ramos, é amigo íntimo de Collor. Foi operador do amigo no governo Collor. Atuava numa banda distinta da de PC.

19) No governo Collor, PP cobrava propina de empresários que faziam negócios... na Petrobras.

20) O grupo de PP, agora, inclui outros dois personagens importantes, que também tiveram influência no governo Collor. Um já foi até preso.

21) Por decisão de Lula, com o voto de Dilma no Conselho da Petrobras, Collor e a República de Alagoas voltaram aos cofres públicos.

.............

Nenhum comentário:

Postar um comentário