sábado, 17 de janeiro de 2015

Em memoria aos chargistas assassinados. Permitam-me a advertência :

CLIQUEM NA IMAGEM ACIMA PARA AMPLIAÇÃO

MEMÓRIA:
“Caçaram os judeus e eu nada fiz porque não era judeu; depois prenderam os protestantes e eu nada fiz porque não era protestante; o mesmo foi feito com os católicos e eu nada fiz porque não era católico; até que chegou a minha vez e eu não tinha com quem fazer alguma coisa, porque não havia mais com quem agrupar-me”. 
– [“Cuando vinieron a buscar a los judíos, callé: yo no era judío. Cuando vinieron a buscar a los comunistas, callé: yo no era comunista. Cuando vinieron a buscar a los sindicalistas, callé: yo no era sindicalista. Cuando vinieron por mí, ya no había nadie para protestar”.]
 

Monólogo de Martin Niemöller – 1933, atribuído erroneamente ao teatrólogo comunista Bertolt Brecht. Martin Niemöller (1891-1984) - pastor protestante, vítima do Holocausto e símbolo da resistência aos nazistas; foi comandante de submarino alemão na II Guerra Mundial, apoiou o partido nazista desde meados da década de 1920; estudou teologia, foi nomeado pastor da paróquia Berlim-Dahlem, em 1931; após a ascensão de Adolf Hitler ao poder, tornou-se figura chave no que se tornou a oposição da Igreja Confessante à interferência nazista na Igreja; preso em campos de concentração de 1938 a 1945; depois da guerra teve papel importante no arrependimento e na renovação da Igreja Evangélica (o nazismo teve o apoio/leniência das Igrejas alemãs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário