"O trabalho da Comissão da Verdade é obviamente necessário: vale a pena, a propósito, lembrar o que já foi dito há bastante tempo: quem esquece episódios históricos desagradáveis corre o risco de repeti-los." (Luiz Garcia, O GLOBO)
Sim, é verdade: aqueles que esquecem o passado estão condenados a repeti-lo, disse George Santayana. MAS... esse passado não engloba os atos dos comunistas??? Quando o colunista ignora esse outro lado, e aplaude a Comissão da Verdade, ele está caindo no erro que condena em seu alerta. Dessa forma, temos uma Omissão da Verdade, isso sim! Não se trata de "revanchismo", como Garcia afirma? Pode ser. Mas sem dúvida se trata de reescrever a história para pintar os safados hoje no poder como combatentes pela democracia e liberdade naqueles tempos. Nada mais falso!
-É livre a manifestação do pensamento; é livre a expressão da atividade intelectual e científica; é inviolável a intimidade, a vida privada; é livre a associação para fins lícitos (Art. 5º, incisos IV, IX, X e XVII, da CRFB/1988).
-“Toda sociedade na qual os direitos não são garantidos e a separação dos poderes não é determinada, não possui Constituição”.Art. 16 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.
-"Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, nformações e idéias por qualquer meio de expressão” (Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas).
-Esta mensagem não contém informação confidencial e/ou privilegiada – portanto, pode ser copiada, divulgada ou deletada. 24 Horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário