quarta-feira, 27 de agosto de 2014

TRINTA E SEIS CUBANOS EM FUGA DE SEU PAÍS FORAM RESGATADOS EM ÁGUAS HONDURENHAS



O fato é tão comum que nem merecia a pena de estar a relatar, mas a agência de noticias France Presse, divulgou hoje, em Tegucigalpa, a capital de Honduras, na América Central, que um grupo de trinta e seis cubanos, fugindo de Cuba, foi encontrado a deriva numa balsa em águas nacionais hondurenhas e resgatado pela Força Naval de Honduras próximo às ilhas do Cisne, no mar do Caribe, a cerca de 400 km ao norte dessa cidade, segundo anúncio da Marinha do país caribenho.

O Contra-Almirante Héctor Caballero, comandante da Marinha hondurenha, relatou à mídia local, via rádio, que destacamentos da Marinha de Honduras auxiliaram os cubanos que se amontoavam como podiam, para não caírem ao mar infestado por tubarões, numa balsa adaptada que era pequena para a metade das pessoas que transportava.

Da mesma forma que em diversos outros casos, os trinta e seis cubanos foram encaminhados às autoridades de imigração estrangeira de Tegucigalpa, que definirão seu status provisório de “refugiados”.

Mais de MIL cubanos já chegaram a Honduras só nesse ano de 2014, alguns por terra, e outros – a maioria – se equilibrando em débeis balsas de material flutuante cuja rota inicial seria a que os levariam aos EUA, mas que acabam se desviando para Honduras.

O último grupo, que chegou ao país numa balsa, foi resgatado em junho último na área de Baja Mar, no estado de Cortés, a cerca de 300 km ao norte da capital, onde foram ajudados por pescadores hondurenhos.


...................





Nenhum comentário:

Postar um comentário