domingo, 9 de janeiro de 2011

AINDA SOBRE OS PASSAPORTES


Fonte: Janer Cristaldo
COMENTO: lendo a respeito, verifiquei que o tal "passaporte diplomático", na teoria, é só um facilitador, particularmente em se tratando de filas em aeroportos. E quem pensa que filas demoradas e tumultos em aeroportos só ocorrem no Brasil varonil está redondamente enganado.



 Na maioria dos casos, tal documento também faz com que seu portador seja liberado de passar pelos "portais magnéticos" com sua bagagem de mão. Aí a coisa pega! Quem sabe o que se pode levar em uma maleta de mão?


Outro "benefício" não visível na legislação mas muito utilizado na prática é o que passou sem chamar a atenção nas declarações a respeito dos documentos fornecidos aos descendentes de Luis Inácio: o "evitar problemas com autoridades de outros países". Traduzindo para a linguagem vulgar, podemos citar alguns exemplos práticos a que um privilegiado portador de "passaporte diplomático" não está sujeito: ser conduzido a um distrito policial por baderna, bebedeira, infrações de trânsito, e outros 'pequenos delitos' que possam embotar as "relações diplomáticas" entre dois países.


Em resumo, um espetáculo como o que ocorreu há algum tempo em apresentação do "Circo de Soleil" no Brasil, envolvendo um pinguço que bradava ser "filho do hômi", não é levado às páginas dos jornais por um policial que não quer se ver envolvido em problemas. Quanto aos passaportes diplomáticos usados por políticos - de forma legal (é claro, eles fazem as leis) mas totalmente imoral - e líderes religiosos, nossa nova Presidente poderia estabelecer novas regras, coibindo os abusos (duvido! O aspone internacional da boca podre já taxou o problema de irrelevante). Difícil é imaginar um calhorda desses submeter-se a "indignidade de ser molestado por funcionários migratórios" em aeroportos. Enfim, o cocaleiro boliviano tentou dar um jeito na questão mas não parece ter sido bem sucedido. E em 2002, nossa Câmara Federal já havia rejeitado esse quebra-galho aos religiosos. Parece que não levaram muita fé na decisão. Eu bem que gostaria de receber um documento desses para ir ao Paraguai e Colômbia, buscar algumas lembranças em minha mala diplomática!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário