quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Joaquim Barbosa diz que Ministério Público tem o dever de investigar denúncias contra Lula





O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, disse nesta quinta-feira que o Ministério Público tem o dever de investigar as novas denúncias feitas pelo publicitário Marcos Valério, segundo as quais o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria autorizado o esquema do mensalão.
Não digo que o Ministério Público pode investigar. O Ministério Público deve investigar, porque é o seu dever, enfatizou o ministro. Devem de dever. Em matéria penal no Brasil, no nosso sistema, o Ministério Público não goza da prerrogativa de escolher quais os casos que vai levar adiante, que vai conduzir. Ele é regido pelo princípio da obrigatoriedade. Ele tem o dever de fazê-lo. Ele não pode fazer um balanço, um sopesamento político das suas ações. Cumpri-lhe agir, disse.

Indagado se Lula deveria responder as denúncias, Barbosa afirmou: Eu, quando falo, falo sempre sobre as instituições brasileiras. Não me cabe falar sobre um comportamento que deve adotar um presidente da República e nem um ex-presidente da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário