sábado, 23 de fevereiro de 2013

DISCURSO DO AECIO- RESUMO

 

No dia em que o PT fez um evento para comemorar dez anos à frente do governo federal, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi à tribuna do Senado para listar o que chamou de "13 fracassos" do partido da presidente Dilma Rousseff e para dizer que "quem governa hoje o país é a lógica da reeleição". Virtual candidato do PSDB à Presidência, Aécio deflagrou a campanha eleitoral da oposição para 2014 com ataques diretamente a Dilma. Segundo ele, "não é mais a presidente quem governa", mas "a lógica da reeleição".


Foi um das críticas mais duras dele à petista -num momento em que tucanos articulam oficializar seu nome ainda em 2013 para enfrentar Dilma no ano que vem. O senador também acusou a presidente de chegar à metade de seu mandato "longe de cumprir as promessas de 2010". "O Brasil parou. Os pilares da economia estão em deterioração", afirmou. Aécio aproveitou para criticar a cartilha editada pelo PT para o evento de ontem -ela classifica como "desastre neoliberal" a gestão FHC.


Em discurso lido, destacou entre os "fracassos" do PT o baixo crescimento do país sob Dilma -que pode ser ameaça à popularidade do governo, que mantém aprovação superior a 60%. O tucano disse que o "Brasil não foi descoberto em 2003", quando Lula tomou posse, e que o PT teve resultados positivos devido a contribuições anteriores. "A grande verdade é, nestes dez anos, o PT está exaurindo a herança bendita que o governo Fernando Henrique lhe legou".


Aécio listou como um dos "fracassos" do PT o que chamou de "conivência com maus exemplos". E relembrou o mensalão, fazendo referência à presença de condenados pelo escândalo na festa petista de ontem. "Qual o PT que celebra aniversário hoje? O que fez da ética sua principal bandeira eleitoral ou o que defende em praça pública os réus do mensalão?", questionou.


Aécio citou também o sucateamento de indústrias, a paralisia de obras e "colapsos" na educação, saúde e segurança. "Todas as vezes em que o PT teve que optar entre o Brasil e o PT, o PT ficou com o PT." O tucano acusou ainda o PT de estimular a "intolerância" e o "autoritarismo", inclusive nos atos contra a blogueira cubana Yoani Sánchez. "Tratam adversário como inimigo a ser abatido. Tentam, e já tentaram, cercear a liberdade de imprensa."


Os 13 erros do PT


1 - "Tivemos um biênio perdido com o PIB per capita avançando o minúsculo 1%."
2 - "[Tivemos] o PAC da propaganda e do marketing. O crítico problema da infraestrutura permanece absolutamente intocado."
3 - "A indústria [está] sucateada. O setor não tem gerado empregos e, agora, começa a desempregar."
4 - "O PT jamais valorizou a estabilidade da moeda. Na oposição, combateu ferozmente o Plano Real."
5 - "A má gestão econômica obrigou o PT a malabarismos contábeis que estão jogando por terra a credibilidade fiscal conquistada pelo país."
6 - "Destaco a destruição do patrimônio nacional, a derrocada da Petrobras e o desmonte das estatais."
7 - "Chamo a atenção para aquilo que chamo de o eterno país do futuro. Do mito da autossuficiência e a implosão do etanol."
8 - "[Destaco] a absoluta ausência de planejamento e o iminente risco de apagão."
9 - "Quero citar o desmantelamento da federação, os interesses do país subjugados a um projeto de poder."
10 - "Refiro-me à a insegurança pública e o flagelo das drogas."
11 - "[Destaco] o descaso na saúde e a frustração na educação."
12 - "Setores do PT estimulam a intolerância como instrumento de ação política."
13 - "[Setores do petismo têm] complacência com práticas que afrontam a consciência ética do país."


(Matérias da Folha de São Paulo)


Postado por O EDITOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário