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O desespero com a queda de Dilma nas pesquisas é grande.
Tanto é que estão chamando Lula, (aquele que desapareceu após a perca no primeiro turno tanto cantada por ele) para defender o seu terceiro mandato. Dizem que, de agora em diante, a criatura vai ceder espaço para o criador.
Agora é tarde. Lula, o criador da Frank Dilma, passou do ponto de saturação. Não tem mais nada a dizer sobre si mesmo e sobre a sua invenção medonha. Torrou o saco dos brasileiros e brasileiras. Já se ouve por aí a mesma afirmação: " na boa, não aguento mais ver a cara do Lula".
Aliás, este é o resultado das pesquisas qualitativas petistas, que o nosso informante, direto do ninho de ratos, enviou. O marqueteiro Dudão Mendonça sabe que botar Lula no ar não adianta mais nada, só piora o quadro de desespero do marqueteiro, de Lula e do PT. Agora, quem convence o arrogante, petulante e ignorante Lula? Vejam a notícia da Folha de São Paulo:
Em meio a um de seus piores momentos, a campanha de Dilma Rousseff (PT) voltará a recorrer à popularidade do presidente Lula para estancar a queda nas pesquisas de intenção de voto. Segundo a Folha apurou, os petistas decidiram aumentar a presença de Lula na TV e em eventos de rua para "mexer com o povão" e ajudar a mobilizar a militância. A coordenação da campanha também definiu Minas Gerais e São Paulo como Estados prioritários, para evitar que a petista perca votos nos dois maiores colégios eleitorais do país, onde o PSDB venceu os pleitos regionais.
Lula está escondido da imprensa e apareceu menos ao lado de Dilma no segundo turno. Suas aparições na TV também têm sido menores. Essa redução foi definida por uma avaliação de que, no segundo turno, o foco deveria ser na candidata, e Lula não deveria ofuscá-la. Mas as últimas pesquisas, que indicam uma queda na diferença entre a petista e José Serra, definiram a volta de Lula ao centro do palco.
No Datafolha, a diferença passou de 12 para 7 pontos percentuais, entre o final do primeiro turno e a primeira pesquisa do segundo turno. Em outras pesquisas, a diferença caiu para 6 e 4 pontos. A participação de Lula, entretanto, será modulada pela preocupação de ele não ofuscar a imagem da candidata.
Outra mudança adotada foi quebrar o "monopólio" do Vox Populi como instituto oficial da campanha e contratar o Ibope para realizar pesquisas só no Sudeste. A ideia é evitar que alterações relevantes em São Paulo, Minas e no Rio de Janeiro passem despercebidas, como ocorreu no primeiro turno, além de definir estratégias focadas nesses Estados. Além da queda nas pesquisas, contribui para o clima tenso na equipe a desarticulação em alguns Estados, sobretudo Minas Gerais.
Por isso, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, e o ministro licenciado Alexandre Padilha (Relações Institucionais) passaram por Minas. As pesquisas internas apontam redução da dianteira que Dilma conquistou sobre Serra no primeiro turno. Em São Paulo, com a vitória de Geraldo Alckmin, o PT vê a necessidade de reforçar ações de campanha. Hoje, além de comício de Dilma e Lula na zona leste da capital, há uma reunião de lideranças políticas para articular a ação no interior. Amanhã, Lula e Dilma fazem ato público em Minas, e se encontram com prefeitos na semana que vem. Apesar do mau momento, assessores de Dilma avaliam que a maré ruim pode acabar.
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