sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A FALÁCIA CHINESA



Pior do que isso, perceba que eles (os comunistas chineses), se utilizam do sistema capitalista (engraçado isso, para nao dizer ironico), só que agem como ladroes, verdadeiros marginais, viajam pelo mundo todo, copiam os produtos (de caneta Bic a carros de luxo), voltam para a China, fabricam em serie (colocam o selo deles, made in China) e voltam a vender para o mundo (o produto do roubo com outra roupagem apenas), ninguem fala nada, todo mundo acha graça, todo mundo aplaude (só nao sei até quando, vai durar esta festa).


Soube que eles nao respeitam nada, quebram contrato a toda a hora (por isso nao fazem parte do tratado internacional), deitam e rolam e ja, ja vao começar a quebrar centenas de empresas pelo mundo (inclusive brasileiras), estao ficando trilhardarios. Sei de empresarios que estao preferindo (por baixo do pano, é claro), importar conteiner´s de roupas feitas (camisas, calças, roupas femininas), ja vem com o made in Brazil e o selo da marca brasileira, assim nao precisam fabricar aqui no pais, só tem o trabalho de descarregar e repassar aos revendedores (só uma duvida e como ficam os empregos aqui...). Outro dia fui até a loja Colombo, reclamar da gola de uma camisa (que ganhei de aniversario e estava com defeito) e o gerente me disse (em off), nao posso lhe passar o e-mail da fabrica (que eu havia solicitado) porque isso vem tudo da China, ai entendi porque vendem barato.


Hoje a maior industria da pirataria é chinesa e todo mundo sabe, mas ninguem se atreve a peita-los (alguem tem duvidas...), o prejuizo no mundo é perto de 40 bilhoes de dolares. Ouvi dizer que qualquer empresa que se instale na China, tem que ter um socio chines, só pode mandar dinheiro para fora depois de 10 anos e durante este periodo, corre o risco de perder a empresa, imagina como isso funciona, me contaram que muitas (grandes) empresas brasileiras (Gerdau, Sadia, Alpargatas, outras), la instaladas, só estao lá para garantir o lugar, para quando a coisa começar a funcionar (como deve ser, civilizadamente) eles ja estao instalados (veja que situaçao) e mais uma vez, ninguem fala nada.


Li que la tambem ha muito preconceito contra os proprios chineses, se alguem nasce em determinada provincia (mais pobre, principalmente) corre o risco de ficar fora desta festa, mesmo o jovem tendo curso superior e ninguem fala nada... No Japao me parece que tem algo parecido, conta-se que a mae prefere dar a luz ao seu filho num bairro livre de preconceito, é como se a gravida morasse na Capela do Socorro, Vila Sonia (nao vai aqui nenhum reconceito, cito como exemplo apenas) e prefere dar a luz em Santana, Tatuapé (registrando o filho neste bairro), assim nao corre o risco de ser excluido do mercado de trabalho num futuro proximo. Na India tambem ha preconceito, mas la pelas inumeras etnias, a novela o Caminho da Indias, mostrou bem isso.

Rui MARANGONI

Nenhum comentário:

Postar um comentário