quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ele trabalhou para um dos réus do mensalão e precisa decidir se vai participar do julgamento





Não sou advogado mas creio que através de uma ação civil pública poder-se-á arguir a suspeição do TOFOLLI no julgamento do mensalão. A única dúvida que tenho é que se o o julgamento da ação interromperá o trâmite do processo no STF.




Dias Toffoli: ministro do Supremo tem dito que anunciará a decisão às vésperas do julgamento, marcado para começar em 02 de agosto
O Globo / Gustavo Miranda



BRASÍLIA - Amigo do ex-ministro José Dirceu, o ministro José Antonio Dias Toffoli enfrenta o dilema de ter que se declarar impedido para votar no
caso do mensalão.

Não bastasse a relação pessoal de Toffoli com Dirceu, que é um dos réus do processo, a advogada Roberta Rangel, que mora com o ministro, atuou no caso durante a sessão de recebimento da denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF).
Toffoli não era ministro na época, mas a legislação prevê que isso é motivo para impedimento do juiz.

Em junho de 2005, quando estourou o mensalão, Toffoli era subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil. Respondia diretamente ao ministro José Dirceu.
Em entrevista, o então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) afirmou que o governo Lula pagava propina a parlamentares da base em troca de apoio.

Dirceu seria o cabeça do esquema. Sete anos depois, Toffoli, como ministro do Supremo, deve julgar Dirceu por corrupção ativa e formação de quadrilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário