quinta-feira, 21 de junho de 2012

Pois é....



Por Maria Lima:

Há dois dias apanhando por causa da desastrosa foto ao lado do deputado Paulo Maluf (PP-SP) e o pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva procurou neutralizar o estrago aparecendo ao lado da presidente Dilma Rousseff, estrela da conferência do Rio+20. Os dois resolveram chegar juntos à abertura protocolar da conferência, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Mas antes Lula foi ao encontro de Dilma no hotel onde ela está hospedada, na Barra da Tijuca, onde ficaram reunidos por mais de 40 minutos.

Dilma deixaria o hotel as 14h45min, para chegar um pouco antes da foto oficial, marcada para as 15h55min. Mas por causa do encontro com Lula acabou atrasando a ida para o Riocentro. No saguão do hotel, coube a presidente Dilma fazer piada com a desastrosa foto de Lula com Maluf. Ela o segurou na frente de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas, muito sorridente e brincou: “Olha que foto simpática estamos tirando para vocês!”, brincou Dilma, abraçando Lula.
Meio sem jeito a princípio, mas depois entrando na piada, Lula acabou dando a entender que a foto com Maluf não tinha sido mesmo a mais apropriada: “Vamos fazer uma foto ambientalmente correta”, respondeu, no ouvido de Dilma. “Isso, uma foto ambientalmente correta e simpática”, brincou a presidente. Lula chegou ao hotel de Dilma por uma entrada secreta e fugiu dos jornalistas. Mas na saída fez questão de aparecer ao lado de Dilma. No mesmo hotel, outros petistas também evitaram o tema da aliança Lula-Maluf: “Isso é assunto de paulista, eu sou mineiro”, desconversou o ministro da Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.

Voltei
Cumpre notar que Dilma, obviamente, participou, ainda que indiretamente, da patuscada no solar malufiano. Aquele evento só aconteceu porque ela cedeu e entregou a Maluf, por intermédio de um aliado, a Secretaria de Saneamento do Ministério das Cidades. Nesse sentido, a brincadeira da presidente é, além de infeliz, um pouco cínica.

Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário