Como toda grande tragédia, isto é fruto de uma sequência de erros. Há vários culpados.
Vejamos alguns:
1- O músico que fez a pirotecnia em ambiente fechado.
2- O dono da casa noturna que permitiu a superlotação (a casa comporta 1000 pessoas e lá estavam cerca de 1.500).
3- Os seguranças mal treinados, que mesmo vendo o fogo em um 1º momento impediram a saída, e foram derrubados pela fuga do público.
4- Os bombeiros não tinham equipamentos básicos para entrar e retirar os feridos, o que deve ter contribuído para o aumento do número de vítimas.
5- A legislação ultrapassada (normas de segurança).
6- Fiscalização (para mim o item mais importante). Aqui entra o município (prefeito) como o maior culpado.
Devo ter esquecido alguma coisa mas já é um início. O que veremos a partir de agora é um jogo de "tirar o corpo fora" de todos eles. Exemplo: os músicos dizem que foi um curto circuíto que começou o fogo.
-É livre a manifestação do pensamento; é livre a expressão da atividade intelectual e científica; é inviolável a intimidade, a vida privada; é livre a associação para fins lícitos (Art. 5º, incisos IV, IX, X e XVII, da CRFB/1988).
-“Toda sociedade na qual os direitos não são garantidos e a separação dos poderes não é determinada, não possui Constituição”.Art. 16 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.
-"Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, nformações e idéias por qualquer meio de expressão” (Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas).
-Esta mensagem não contém informação confidencial e/ou privilegiada – portanto, pode ser copiada, divulgada ou deletada. 24 Horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário