Embora a democracia [demos (povo) + kratos (força, poder)], tenha sido instrumentalizada em oclocracia [(gr. oclokratía – governo em que prepondera a plebe, a multidão, ou em que o poder é por ela exercido: ...” (João Ribeiro, Cartas Devolvidas, pp. 231-232. – AURÉLIO].
E, ainda atentos às advertências históricas: “Não existe nada mais odioso do que a maioria, porque ela consiste em uns poucos líderes poderosos, um certo número de salafrários acomodados e de fracotes subservientes, e uma massa de homens que marcham atrás deles sem mesmo saberem o que dizem suas próprias cabeças.” Goethe (Johann Wolfgang Von Goethe – 1749-1832)
"A democracia não é nada mais do que a tirania da multidão, onde 51% das pessoas podem tirar os direitos dos outros 49%." Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidos
-É livre a manifestação do pensamento; é livre a expressão da atividade intelectual e científica; é inviolável a intimidade, a vida privada; é livre a associação para fins lícitos (Art. 5º, incisos IV, IX, X e XVII, da CRFB/1988).
-“Toda sociedade na qual os direitos não são garantidos e a separação dos poderes não é determinada, não possui Constituição”.Art. 16 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.
-"Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, nformações e idéias por qualquer meio de expressão” (Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas).
-Esta mensagem não contém informação confidencial e/ou privilegiada – portanto, pode ser copiada, divulgada ou deletada. 24 Horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário