terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cerimônia na capital alemã emocionou milhares de pessoas que viveram os 28 anos de separação alemã. População fez um minuto de silêncio em memória aos que morreram tentando fugir para o lado ocidental.



A Alemanha celebrou neste sábado (13/08) os 50 anos da construção do muro que dividiu o país por 28 anos e que tombou em 1989, com a decadência do regime comunista.

A principal cerimônia foi realizada no Memorial do Muro de Berlim, na capital alemã, com a presença do presidente alemão, Christian Wulff, da chanceler federal, Angela Merkel, e do prefeito de Berlim, Klaus Wowereit. O memorial fica na Bernauer Strasse, rua que beirava o Muro e que é hoje um dos símbolos da divisão na cidade.

"A lembrança da injustiça do muro nos alerta para que não deixemos sozinhos os que lutam pela liberdade, pela democracia e pelos direitos cívicos", disse Wulff em seu discurso. "A liberdade acabou por triunfar, não há muro que resista ao desejo de liberdade", acrescentou o político, diante de muitos parentes de vítimas da época. O presidente alemão afirmou, ainda, ser necessário haver mais liberdade na Alemanha atual, incluindo uma melhor integração dos estrangeiros e mais possibilidades de uma vida melhor para todos.

"Jamais devemos esquecer o 13 de agosto de 1961 e o sofrimento que ele trouxe a milhões de pessoas", afirmou Angela Merkel, que cresceu na antiga Alemanha Oriental. "A queda do muro foi um acontecimento que mudou a minha vida e a de milhões de outras para melhor", disse a chanceler.

Nos primeiros minutos do sábado, começaram a ser lidas na Capela

Nenhum comentário:

Postar um comentário