sábado, 20 de agosto de 2011

A Amazônia no Grande Jogo Geopolítico – Um Desafio Mundial



Autor: Gélio Fregapani


A verdade, até agora ocultada de nossa gente
O exame, ainda que superficial, do mapa demográfico mundial, mostra-nos regiões superpovoadas e regiões despovoadas. Entre estas destacam-se o Sahara, a Antártida, as vastidões geladas da Sibéria, do norte do Canadá, o Alasca e as alturas nevadas do Tibete ou alguns outros maciços, além de naturalmente a Amazônia. Todas essas regiões são praticamente inabitáveis, exceto a última.

Se sabe que uma terra desabitada mas habitável sempre será objeto cobiçado. Sendo a única, correrá perigo independente de tratados e convenções. Ante essa realidade manifestam-se pressões, baseadas em concepções forjadas segundo as quais, acima das fronteiras nacionais está o interesse da humanidade. Nossa Amazônia, com vastíssimos recursos naturais ainda inexplorados é, naturalmente, objeto de cobiça. Agravando nossas preocupações a descoberta de incríveis jazidas minerais e o início do uso das bordas da floresta para a agropecuária ameaçou os cartéis e alterou radicalmente a ordem econômica mundial fazendo a balança pender a favor do Brasil.


Já conhecemos demonstrações da difícil aceitação dessa realidade.

Para complicar a situação, a Crise Financeira que avassala as moedas do Primeiro Mundo ameaça impedi-los de adquirir os recursos naturais no comércio mundial e se tiverem força serão tentados a toma-los.

Certamente, os senhores do poder mundial cogitarão de usar todos os meios para impedir tais circunstancias favoráveis ao Brasil.

E serão capazes até de atos de beligerância segundo registra a história da humanidade.

Trata-se de um perigo real e imediato.

Urge prevenir tal risco para que as nossas novas gerações do III Milênio não precisem de recorrer às armas, na defesa da integridade nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário