domingo, 15 de julho de 2012

No Brasil, temos não só um partido, mas vários de corte marxista-leninista alinhados na expressão stalinista "alegres e felizes" incitando ao ódio antissemita...



A etimologia da palavra antissemita – remete a um filho de NOÉ – SEM – antepassado mítico de todos os povos do Oriente Médio, porém atualmente refere-se exclusivamente aos judeus.


A palavra foi utilizada pelo periodista WILHEM MARR, em seu livro Zwanglose Antisemitische Hefte, de 1879 – com o termo ANTISEMITEN no diário Neue Freie Presse – um panfleto que exortava a hostilidade contra os judeus, sem apelar a conotações religiosas, como vinha ocorrendo há séculos, mas tornou-se uma novidade maligna com graves consequências. Houve doze edições num só ano e inspirou a fundação da "Liga dos Anti-semitas".
O fato é que difundir ideias que justificam o genocídio, de qualquer etnia é em si mesmo apologia ao crime, com a agravante de que essa ‘justificativa’ incita o cometimento desse delito ao estimular um clima de hostilidade, de ódio e ressentimento.

Sabemos que o nazismo – promoveu uma política e ações planificadas de extermínio de judeus não só na Alemanha, mas também nos países que foram dominados pela Alemanha nazista na II Guerra Mundial.Além de agressões pessoais, reiteradas expressões antissemitas nos meios de comunicação, na web, pichações em locais públicos e onde se celebram atos da comunidade judaica, assim como tentativa de banalização do Holocausto em redes sociais.

Expressões judeufóbicas – são percepções distorcidas que podem redundar em ações que expressam ódio contra os judeus, mediante manifestações verbais e físicas dirigidas contra pessoas judias, podendo atingir outras etnias mas contra bens, instituições comunitárias ou locais de culto, assim como o Estado de Israel, enquanto entidade coletiva judia.
O antissemitismo – acusa reiteradamente os judeus de conspirar em prejuízo da ‘humanidade’, de articular projeto de dominação mundial, e até de culpa pelos ‘males da humanidade’.


A fraseologia contém expressões de forma escrita, visual ou ações que emprega estereótipos sinistros e características negativas da personalidade:
- incitamento, apoio ou justificativa de assassinato ou dano aos judeus en nomes de una ideologia radical ou uma visão extremista de religião;
- promoção de acusações falsas, desumanizadoras, demonizadoras ou estereotipadas sobre judeus como tais, o sobre o poder dos judeus como coletividade, como o mito de uma conspiração judaica mundial, ou o controle dos judeus sobre os meios, a economia, o governo ou outras instituições da sociedade.
- acusação contra os judeus como povo de ser responsável pelo males reais ou imaginários cometidos por uma persona judia individual ou um grupo, inclusive por atos cometidos por não-judeus;
- negacionismo - ou seja negação dos fatos, alcance, mecanismos (por ejemplo, as câmaras de gás) ou intencionalidade do genocídio/holocausto do povo judeu cometido pela Alemanha nacional-socialista, seus apoios e cúmplices durante a segunda Guerra Mundial (Holocausto);
- acusação aos judeus como povo, ou Israel como Estado, de inventar ou exagerar o Holocausto;
- acusação as cidadãos judeus de serem mais leais a Israel, ou às prioridades judias mundiais, que aos interesses de seus próprios países.


Em relação aos Estado de Israel as formas incidem nesse mesmo desiderato insensato:- negação ao povo judeu ao direito universal de auto determinação, negando a existência do Estado de Israel ou que é um ‘projeto racista’;
- aplicação de um a dupla moral (bipolaridade política) – exigindo do Estado de Israel um comportamento que não se espera ou se demanda de nenhum outro Estado democrático;
- utilização de símbolos e imagens associadas ao antissemitismo clássico (acusação de que os judeus assassinaram Jesus ou o libela de sangue) para caracterizar Israel ou os israelitas.
- comparações aberrantes da política israelense atual e dos nacionais-socalistas (nazis);
- tentativa de responsabilização coletiva dos judeus pelas ações do Estado de Israel.



Não são meras críticas que se fazem a qualquer país, mas atos que se caracterizam antissemitas – como a negação do Holocausto, distribuição de materiais nesse sentido, ações contras bens, propriedades e instituições como escola, locais de culto, cemitérios, vinculados aos judeus, assim como discriminação pela negação de serviços aos judeus.No “Informe sobre el Antisemitismo en España durante el año 2011” é detalhada a situação naquele País:
http://ep00.epimg.net/descargables/2012/07/13/740dacebab440d5669ad28ae7acde455.pdf


rivadavia rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário