sexta-feira, 27 de julho de 2012

Os americanos já têm uma base militar no Paraguai desde a década de 1980



Trata-se da base aérea de Estigarribia, na Província de El Chaco, próxima à fronteira com a Bolívia, construída por técnicos americanos contratados pelo ditador Alfred Stroessner e com capacidade de abrigar 16.000 soldados, além de aviões e silos de lançamento de mísseis antiaéreos e anti-mísseis.

Um jornalista do jornal argentino Clarin recentemente visitou a base e escreveu que ela está em perfeitas condições de operabilidade. As instalações são superdimensionadas para a força aérea paraguaia, que tem apenas um punhado de aviões de pequeno porte. A base está dotada de um enorme sistema de radar (construção à esquerda da pista num quadrado verde), hangares imensos e torre de controle de tráfego aéreo. A pista de pouso é mais compridas do que as do Aeroporto Internacional de Assunção. Próximo da base aérea existe um campo militar que recentemente aumentou muito de tamanho.

A base de Estigarribia é ideal porque pode ser operacionalizada durante o ano todo e tem-se como certo no país que "a presença militar americana vai aumentar", disse o analista de defesa paraguaio Horacio Galeano Perrone.
FRANCISCO VIANNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário