Trata-se da base aérea de Estigarribia, na Província de El Chaco, próxima à fronteira com a Bolívia, construída por técnicos americanos contratados pelo ditador Alfred Stroessner e com capacidade de abrigar 16.000 soldados, além de aviões e silos de lançamento de mísseis antiaéreos e anti-mísseis.
Um jornalista do jornal argentino Clarin recentemente visitou a base e escreveu que ela está em perfeitas condições de operabilidade. As instalações são superdimensionadas para a força aérea paraguaia, que tem apenas um punhado de aviões de pequeno porte. A base está dotada de um enorme sistema de radar (construção à esquerda da pista num quadrado verde), hangares imensos e torre de controle de tráfego aéreo. A pista de pouso é mais compridas do que as do Aeroporto Internacional de Assunção. Próximo da base aérea existe um campo militar que recentemente aumentou muito de tamanho.
A base de Estigarribia é ideal porque pode ser operacionalizada durante o ano todo e tem-se como certo no país que "a presença militar americana vai aumentar", disse o analista de defesa paraguaio Horacio Galeano Perrone. FRANCISCO VIANNA
-É livre a manifestação do pensamento; é livre a expressão da atividade intelectual e científica; é inviolável a intimidade, a vida privada; é livre a associação para fins lícitos (Art. 5º, incisos IV, IX, X e XVII, da CRFB/1988).
-“Toda sociedade na qual os direitos não são garantidos e a separação dos poderes não é determinada, não possui Constituição”.Art. 16 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.
-"Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, nformações e idéias por qualquer meio de expressão” (Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas).
-Esta mensagem não contém informação confidencial e/ou privilegiada – portanto, pode ser copiada, divulgada ou deletada. 24 Horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário