Infraestrutura precária, alta carga tributária e legislação fiscal ultrapassada tornam a vida no Brasil mais cara do que em muitos países ricos27 de setembro, 2013
Comparado com outros países emergentes, o dinheiro no Brasil vale muito menos. O preço de aparelhos domésticos e carros no Brasil é 50% mais caro do que em outros países. Em itens do dia a dia a diferença é ainda maior.
A diferença entre o salário da população e o preço pago em produtos e serviços é astronômica. Um Big Mac no Brasil, por exemplo, só é mais barato do que na Suécia, Noruega e Suíça, países muito mais ricos.
As causas do alto custo de vida no Brasil são muitas, a começar pela alta carga tributária, que representa 36% do PIB. No Brasil, os impostos consomem 58% do salário, uma taxa mais alta do que a de qualquer outro país. Para se ter uma ideia, um brasileiro trabalha, em média, 2.600 horas apenas para pagar impostos. O total é quase dez vezes a média mundial.
Os produtos de consumo no Brasil têm uma alta carga de impostos, o que faz o preço de um carro fabricado no Brasil ser 45% mais barato no México, por exemplo. As tarifas impostas sobre importados também elevam o preço dos produtos. Um smartphone no Brasil custa 50% a mais do que nos Estados Unidos.
O Custo Brasil “estrangula” a competitividade da produção brasileira e eleva o preço dos produtos finais. A infraestrutura precária, a alta carga tributária e a legislação fiscal ultrapassada dificultam a ação de investidores e produtores, que precisam repassar seus gastos ao preço final do produto, tornando-o mais caro do que deveria ser
-É livre a manifestação do pensamento; é livre a expressão da atividade intelectual e científica; é inviolável a intimidade, a vida privada; é livre a associação para fins lícitos (Art. 5º, incisos IV, IX, X e XVII, da CRFB/1988).
-“Toda sociedade na qual os direitos não são garantidos e a separação dos poderes não é determinada, não possui Constituição”.Art. 16 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.
-"Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, nformações e idéias por qualquer meio de expressão” (Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas).
-Esta mensagem não contém informação confidencial e/ou privilegiada – portanto, pode ser copiada, divulgada ou deletada. 24 Horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário