quarta-feira, 5 de março de 2014

"Il Capo dei Capi"






A "Família" é o conjunto de afilhados (pessoas que devem favores) e o Padrinho, que é patriarca, líder carismático que também detem o poder coercitivo, mas prefere fazer uso do poder através do amor implícito nas relações familiares (Daí o hábito de beijar-lhe a mão).


- Padrinho: o homem mais velho, mais carismático, mais poderoso, que acolhe, atende e orienta a todos, pedindo respeito e obediência em troca de sua amizade. O Padrinho é uma espécie de super-pai, que cuida de "negócios", além de problemas pessoais de centenas de afilhados.


OBS: Ele também é chamado de "Il Capo dei Capi" (O Cabeça dos cabeças).



- Consiglieri: o conselheiro. Homem de intelecto e confiança a quem o Padrinho recorre quando tem dúvidas. Ele aconselha, mas jamais dirige nada.


- Braço Direito: Ao contrário do Consiglieri, ele é a força. Ambos são de confiança, mas o Braço Direito é um Diretor Operacional, que mete a mão na massa e faz "servicinhos" para o Padrinho.


- Capo: um "cabeça". Gerentes que respondem ao Braço Direito (diretor).


- Soldados: Funcionários de baixo escalão. São a expressão coercitiva do poder da Família. Eles executam "servicinhos", como punir pessoas que fazem mal aos afilhados.


- Afilhados: a base da estrutura. Todas as pessoas que um dia fizeram negócio com a Família, e por isso devem obediência e amor ao Padrinho para o resto de suas vidas.
Como deu para perceber a liderança do Padrinho depende de uma rede de poder. Esse poder pode fazer uso da coerção (ah, e como pode!) mas sustenta-se em relações de cooperação.


Seguindo a estratégia tit-for-tat da Teoria dos Jogos, a ordem é sempre ser "legal" obedecendo o Padrinho (assim ele sempre será bom com você); mas se alguém cometer um erro, é "olho por olho, dente por dente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário