segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Alo USP- É chegada a hora de alguém começar avisar aos estudantes para deixarem de servir como massa de manobra de gente inescrupulosa


Abaixo segue um excerto do livro de UMBERTO ECO



O escandalo do Panamá estava deixando de impressionar a opinião pública, porque as notícias, quando são sempre as mesmas, após algum tempo, tornam-se entediantes.Convinha desviar a atenção pública dos resíduos daquela história já envelhecida, e Hebuterne pediu a Simonini qu organizasse uma boa sublevação , capaz de ocupar as primeiras páginas das gazetas.

Organizar uma sublevação não é fácil, disse Simionini, e Hebuterne insinuou que os mais inclinados a fazer balbúrdia eram os estudantes. Levar os estudantes a iniciarem alguma coisa e posteriormente inserir entre eles alguns especialistas em desordem pública seria a iniciativa mais oportuna.

Simonini não tinha contacto com o mundo estudantil , mas logo pensou que, entre os estudantes , interessavam-lhe aqueles com propensões revolucionárias, melhor ainda se fossem anarquistas. Quem conhecia melhor do que todos o ambiente dos anarquistas? Quem , por ofício, infiltrava-se entre eles e denunciava-os? Então, procurou Rachkovsky, o qual, mostrando todos os seus dentes lupinos em um sorriso que pretendia amigável, perguntou-lhe como e por quê.

-Eu só quero alguns estudantes capazes de fazer estardalhaço sob comando.-Fácil- disse o russo- vá ao Chateau-Rouge

.......................................................
........................................................

No Chateau- rouge, Simioni entrou em contacto com um certo Fayolle, mercador de fetos que os vendia aos estudantes de Medicina para estudo.Por uma módica soma, Fayolle pensou em tudo. Assim, mal os estudantes iniciaram a confusão,chegou uma companhia de soldados .Nada melhor do que a polícia para estimular paixões belicosas nos estudantes. Algumas pedras voaram, ouviu-se sobretudo uma gritaria, mas uma bombinha de gás atirada por um soldado apenas para fazer fumaça entrou no olho de um coitado que , por acaso, passava por ali. A essa altura, entraram os arruaceiros contratados por Feyole. E do motim, fez-se um esboço de revolução. Coisa para ocupar as primeiras páginas do jornais por um bom tempo e adeus Panamá
Cemitério de Praga

Humberto Eco

Nenhum comentário:

Postar um comentário