skip to main |
skip to sidebar
http://www.ordemlivre.org/2008/08/biografia-marco-tulio-cicero/
"Oh deuses imortais! Em que país do mundo estamos nós, afinal? Que governo é o nosso? Em que cidade vivemos nós? "
Cícero
Uma pergunta com mais de 2000 mil anos, mas muito atual, não acham?
Cícero foi um filósofo, orador, escritor, advogado e político romano.
Cícero nasceu numa antiga família do Lácio, a quem tinha sido dada a cidadania romana somente em 188 a.C. O pai proporcionou aos dois filhos, Marco, o mais velho, e Quinto, uma educação muito completa, sendo Marco Túlio entregue aos cuidados do célebre senador e jurista romano Múcio Cévola.
Viveu num período especialmente turbulento da história de Roma. Cícero era um destacado orador, também foi eleito cônsul, e descobriu um plano contra o governo; Era um golpe político do patrício Catilina, que tencionava tomar o poder e assassinar os magistrados. Cícero sufocou a conspiração.
Após o assassinato de Júlio César, enfrenta Marco Antônio e é degolado a mando de Otávio quando tenta fugir para o Oriente. A sua língua e suas mãos foram expostas nas escadarias do senado.
Cícero é, com Demóstenes, o melhor expoente da oratória clássica. É autor de diversos tratados filosóficos sobre o Estado, o bem, o conhecimento, a velhice, o dever, a amizade, entre tantos outros, que transmitem a tradição do pensamento grego. As suas próprias idéias sobre a arte da oratória, assim como uma história desta, expressam-se em tratados escritos de forma dialogada, como De Oratore, Brutus, Orator, como demais obras publicadas. Chegam aos nossos dias quase um milhar de cartas de Cícero sobre temas variados que constituem um valioso conjunto documental.
Cícero permanece um importante construtor da civilização ocidental, conforme afirma o historiador Michael Grant. Cícero encorajou as pessoas a pensar juntas. Ele defendia a decência e a paz.
Deu ao mundo moderno algumas das mais fundamentais idéias de liberdade.
No passado, quando falar livremente significava arriscar a própria vida, ele denunciou a tirania.
Cícero tem ajudado a manter a tocha da liberdade acesa há mais de 2 mil anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário