terça-feira, 16 de julho de 2013

O CIRCO DE HORRORES NA AMERICA LATINA



 

Décio Pizzato



Na falta do que debater, os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, do Uruguai, José Mujica, da Argentina, Cristina Kirchner, e do Brasil, Dilma Rousseff, reuniram-se nesta sexta-feira, 12, em Montevidéu para uma reunião de cúpula do Mercosul, que está mais para circo mambembe do que para bloco econômico, colocaram na pauta a defesa do presidente Morales que teve seu vôo de Moscou à La Paz interrompido, sendo obrigado a pousar em Viena, Áustria. Os integrantes do bloco como reação chamaram seus embaixadores junto aos países que não permitiram a passagem do avião boliviano. Acusaram a interferência do governo dos Estados Unidos.




A divulgação de atos de espionagem, pelo ex-técnico da CIA e consultor da Agência de Segurança Nacional americana (NSA, na sigla em inglês), Edward Snowden, foi o outro foco do encontro no Uruguai. Assim sem ter o que dizer e a comemorar sobre assuntos econômicos, o encontro acabou se voltando para o assunto do momento: a espionagem do governo americano, não faltando críticas aos Estados Unidos.


A situação do Mercosul está tão combalida que até o Paraguai está relutando em retornar ao bloco econômico.


O jornal britânico The Guardian tem frequentemente publicado novos detalhes sobre as operações, tendo sempre como fonte o ex-técnico. Neste último dia 11 de junho, o jornal divulgou informações sobre como a Microsoft colaborou com os serviços de inteligência americanos na interceptação da comunicação de usuários de seus serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário