sábado, 5 de novembro de 2011

Não vejo graça




Não vejo graça quando peço uma tomografia e ela demora 30 dias

Não vejo graça quando peço uma laringoscopia e ela demora outros 30 dias

Não vejo graça quando uma biópsia demora 20 dias

Não vejo graça quando o paciente portadores de câncer de laringe no SUS retorna com os exames necessários após 4 meses e seu tumor dobrou ou até triplicou de tamanho.

Não vejo graça quando a mídia coloca a culpa do caos do SUS nos médicos e não nos maus políticos, burocratas e lobistas que desviam os recursos da saúde.

Não vejo graça quando são desrespeitados os pisos salariais de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e dos outros profissionais dedicados à luta contra o câncer.

Não vejo graça na CPMF, que em nada ajudou nosso sistema de saúde e nos ronda como um fantasma.

Não vejo graça em muitas coisas, mas não sou ingênuo, vivo num pais capitalista, onde a condição financeira determina o tratamento que pode ser feito.

Torço que a exemplo do tratamento da presidente Dilma, que impulsionou a liberação de novos medicamentos aos pacientes do SUS, o do ex-presidente Lula também melhore em alguma coisa a vida de nossa gente carente e doente.

Peço a Deus a cura do ex-presidente Lula, assim como peço todos os dias por meus pacientes. Pois, só quem é ou convive com paciente ontológico sabe quão árdua é sua jornada diária.

Jeferson Baggio Cavalcante – Médico Oncologista


...............

2 comentários:

  1. Muito bom seu blog...O post acima, é o retrato da realidade que nos ronda, perdi meu pai de cancer, e ainda sim espero que o SUS, possa ser visto por tais autoridade como uma forma de esperança aos protadores de cancer e outras doenças, e não como um calvário, ou demora. Apóio os médicos que lutam juntamente com os pacientes, e que tais pacientes aduirem amor e afeição, embora por muito pouco tempo, porém uma amizade que dura até enquanto eles estivrem vivos.

    ResponderExcluir
  2. Pois, e exatamente por isso que depois de 4 anos e 6 meses de faculdade de enfermagem e mais ou menos 35 mil reais, hj eu lavo prato no exterior, pelo menos aqui existe respeito!!! ti admiro muito Dr. Jeferson, sou ex paciente sua, obrigada pelo carinho e humanismo com que voce trata seus pacientes,!!!

    ResponderExcluir