quarta-feira, 18 de abril de 2012

POBRES ARGENTINOS



1. A economia argentina naufraga. O superávit fiscal se foi e hoje balança em cima do velho recurso da inflação como "tributo". O crescimento "chinês" do PIB, de uns 9%, mergulhou para algo que pouco passará de 1% em 2012. A balança comercial acompanha o naufrágio e CKC destacou -Moreno- o homem mau da economia para equilibrá-la com barreiras, proibições, fechamento de fronteira, etc. A fuga de capitais cresce a cada ano, por dentro e por fora. As reservas em divisas representam 80% das importações, numa curva descendente.

2. Reeleita a golpes de populismo econômico, manipulação de índices, clientelismo político, desmonte da oposição, intervenção na mídia, estatização da transmissão de futebol pela TV e gastos gigantescos de publicidade, CKC deparou-se com a realidade. Seu primeiro movimento foi inventar um inimigo. Como o comunismo e o imperialismo yankee já não funcionam, CKC apelou para as Malvinas, golpe tentado no perigeu do regime militar argentino.

3. Olhando a política econômica extravagante aplicada na Venezuela, resolveu seguir os espaços. Do ponto de vista político, o caminho é o das desapropriações dos "inimigos". E do ponto de vista econômico, da mesma forma. O faturamento da YPF-Repsol é maior que as importações do país e quase 50% superiores às reservas em divisas. E, então, resolve seguir o exemplo de Chávez: o petróleo como receita fiscal e como reserva potencial em divisas.

4. Só esqueceu que a Venezuela está em cima de poços de petróleo que tornam sua balança comercial fortemente positiva e mais ainda numa conjuntura em que o preço do barril beija os 120 dólares.
5. Esqueceu de avaliar o contrafluxo de capitais que virá e que isso gera, e a memória do calote de 75% que K deu na dívida externa. E por falar em memória, vem à mente a dos 70 anos do Titanic: um enorme iceberg bem na frente quando tudo parecia ir bem.

6. A Espanha reagiu duramente e de forma consensual. Não há dúvida que as empresas dos EUA, Reino Unido, França e Alemanha se somarão, preventivamente. E até o Brasil, que teve um setor da Petrobrás também desapropriado. E quem deve estar aliviado é o Rei -caçador- numa conjuntura de crise. Enormes fotos de CKC na capa dos jornais e nas TVs espanhóis, com gestos furiosos. E o elefante vai voltando para a Botswana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário