A ONG ‘Anistia Internacional’ criou uma imagem dedicada ao “carniceiro do Caribe”, Fidel Castro, que mostra um bolo moldado segundo a cara pouco ‘apetitosa’ do ditador cubano, de onde foi cortada uma larga fatia que fez desaparecer sua boca, e que vem acompanhado das palavras “A VOZ DA OPRESSÃO SERÁ CALADA” e a fez circular amplamente na Internet.
A imagem faz parte de uma campanha de publicidade que foi cancelada “porque não cumpriu com os nossos requisitos” e não para evitar qualquer ofensa ao “coma andante”, declarou na quarta feira de ontem, uma porta voz da ONG, que acrescentou, por telefone, de Nova York: “Nós acreditamos na liberdade de expressão e, quanto a este direito humano, Cuba permanece com mais de dois séculos de atraso”.
A imagem foi concebida pela empresa de publicidade Euro RSCG de Praga, da República Checa, como uma proposta para uma campanha publicitária que marcaria o aniversário de fundação da “Anistia Internacional” em 1961, na cidade de Londres, campanha essa que, no entanto, não foi realizada. Mas a imagem vazou para a Internet e tem circulado amplamente, como faço agora aqui.
É INACEITÁVEL QUE, EM PLENO SÉCULO XXI, AINDA HAJA DITADURAS TÃO OPRESSIVAS NO MUNDO COMO A QUE AINDA VIGE NA ILHA-CÁRCERE DE CUBA
FRANCISCO VIANA
Nenhum comentário:
Postar um comentário