quinta-feira, 27 de junho de 2013

A maior ameaça não só no Brasil, mas também na América Latina – são os chamados governos “bolivarianos” que vem avançando contra os Direitos, Liberdades e Garantias Fundamentais.



A maior ameaça não só no Brasil, mas também na América Latina – são os chamados governos “bolivarianos” que vem avançando contra os Direitos, Liberdades e Garantias Fundamentais.

O “manifesto” é uma reação dos “estudiosos” – diante das “manifestações” ...

Confira, acesse o sites e se achar pertinente, assine.



Em manifesto, estudiosos defendem a Constituição

Por Leonardo Léllis

Um grupo de estudiosos do Direito lançou uma petição virtual que se soma ao conjunto de reivindicações feitas nas manifestações que tomaram os principais centros urbanos do país nas últimas semanas. As ideias estão reunidas no “Manifesto em defesa da Constituição da República e do Estado Democrático de Direito”.

Os signatários do manifesto são professores universitários, membros do Poder Judiciário, do Ministério Público e advogados. Entre eles estão os colunistas da ConJur Lenio Luiz Streck e André Karam Trindade.

O documento exalta a tradição de lutas políticas que culminaram com a promulgação da Constituição de 1988 e repudia o discurso majoritário de que a sociedade brasileira é apática. “O Brasil não acordou porque não estava dormindo”, diz o manifesto.

“É preciso reconhecer o papel dos partidos progressistas, dos sindicatos de trabalhadores, do movimento estudantil e dos diversos movimentos sociais no processo de conquista dos direitos fundamentais. Ilusão pensar que possa haver democracia sem eles”, afirma.

Entre as propostas defendidas pelo abaixo-assinado está a crítica às decisões judiciais que pretendem proibir manifestações pacíficas. A petição também repudia atos de violência e desrespeito contra movimentos sociais, partidos políticos e organizações sindicais.

O documento ainda tem o objetivo de condenar propostas de suspensão de liberdades fundamentais e de decretação de estados de emergência a pretexto da organização da Copa das Confederações e do Mundo. O abaixo-assinado também critica condutas da Fifa que atentem contra a soberania brasileira.

Clique aqui para ver a petição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário