domingo, 30 de junho de 2013

TAXAÇÃO DE FORTUNAS



Após reunião marcada por críticas ao estilo da presidente Dilma Rousseff e exaltação à Lula, a bancada do PT decidiu encampar proposta de taxação de patrimônio líquido superior a R$ 13 milhões no Brasil. Segundo levantamento do PT, 10 mil famílias terão de pagar o novo tributo caso seja aprovada a taxação de grandes fortunas (trecho de uma notícia publicada no Estadão)



Minha análise:

É real e iminente o perigo de que essa proposta venha a ser apresentada por Dilma sob a forma de plebiscito. O momento político é propício para esse tipo de demagogia pois estamos vivendo o conflito esperado (que em qualquer lugar do mundo, nas mesmas condições do Brasil, algum dia eclode) decorrente da CONTRADIÇÃO pobres e ricos, que gera o ANTAGONISMO rico contra pobre, inerente ao ser humano.

Voltando à proposta de taxação de grandes fortunas. A PEC – Proposta de emenda à constituição será precedida de um plebiscito consultando os eleitores se concordam com a taxação de grandes fortunas. A contradição pobre (80 % da população)/rico (antagonismo) tornará certa a vitória do SIM por esmagadora maioria. Mas precisa haver um precedente, que será o plebiscito que se pretende fazer para saber se o povo deseja uma reforma política, pois a Constituição proíbe a realização de plebiscitos para questões específicas. Dilma está aproveitando o momento de perplexidade que tomou conta do imaginário dos deputados e senadores para impor o plebiscito. O ministro Joaquim Barbosa, como sempre lúcido e corajoso pronunciou-se sobre a inconstitucionalidade de um plebiscito versando sobre a reforma política e colocou uma importante indagação: por que os ante projetos sobre a matéria, há mais de 10 anos apresentados, nunca foram votados ?

Caso Dilma consiga realizar o primeiro plebiscito, o da reforma política, estará aberto o caminho para outros plebiscitos e instalada no país a chamada “democracia direta”, que impera em cuba há 62 anos e que permitiu a Hugo Chávez garantir reeleição permanente na Venezuela. Portanto, o risco da taxação das grandes fortunas é real e iminente.



BATALHA


Nenhum comentário:

Postar um comentário