quarta-feira, 27 de julho de 2011

Propaganda do Brasil atrasado! PT e aliados voltam à velha prática do coronelismo de outrora: distribuição de óculos e dentaduras



Miséria de proposta – Nos anos 90, o ex-metalúrgico Lula da Silva era um candidato à Presidência que pregava mudança radical na forma de fazer política partidária. Ficou famoso um vídeo em que o barbudo dos velhos tempos do sindicalismo do ABC criticava a distribuição de cestas básicas. Quando assumiu a Presidência da República, em 2003, passou a defender um massivo programa de distribuição de benefícios às famílias carentes. Mais tarde batizado de “Bolsa Família”, o programa era a reunião de uma série de programas implementados em governos anteriores.



A contradição e a incoerência foram atacadas à exaustão pelos partidos de oposição, mas o discurso de Lula da Silva seguiu uma estratégia planejada pelo núcleo do Partido dos Trabalhadores. Nas eleições de 2004, por exemplo, o PT lançou uma campanha de filiação nas pequenas cidades, os chamados grotões.


comentário


A ampliação da influência partidária estaria aliada ao desejo de reeditar o voto de cabresto, sistema tradicional de controle de poder político dos tempos do coronelismo. A compra de votos nos grotões sempre teve como aliada a utilização da máquina pública, com a distribuição de pequenos presentes aos mais carentes, como cesta básica, tijolos, areia, óculos e dentaduras.



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