quinta-feira, 15 de março de 2012

CARTA ABERTA AO SENADOR PAULO PAIM – PT/RS - Brasdil Dignidade






Excelentíssimo Senhor

PAULO PAIM

DD Senador da República Federativa do Brasil

Brasília - DF

Senhor Senador,

Senador Paulo Paim, eu gostaria de iniciar este texto, tecendo elogios à sua pessoa, porém, a sua atuação à frente da causa dos aposentados, pensionistas, trabalhadores da ativa e contribuintes autônomos, infelizmente, não está a merecer tal tratamento. O senhor durante todo esse tempo tem jogado para a torcida e não para o nosso time.

O senhor se lançou como nosso defensor, porém, é um “petista de carteirinha,” partido que nos tem prejudicado bastante. O senhor há de dizer: Mas eu consegui a aprovação no Senado, dos PL’s 01/07, 3299/08 e 4434/08; eu faço discursos inflamados no Senado; eu criei e participei de vigílias no Senado para defendê-los; eu dou entrevistas reivindicando melhorias para a classe. Respondo-lhe: tudo muito bem, o senhor realmente fez tudo isto, mas, o que nós ganhamos com isto? Até agora, somente acumulamos perdas!
Senador faça uma autocrítica: O Congresso votou o reajuste de 2006, concedendo 16,67% para o salário mínimo e para os aposentados e pensionistas que recebem acima de um valor de referência. O Presidente Lula da Silva, o “defensor dos pobres,” vetou e só nos concedeu 5,1%; O Congresso derrubou o maldito fator previdenciário e novamente o “defensor dos pobres” vetou; os reajustes concedidos por esse governo que maltrata tanto os aposentados e pensionistas, sempre são menores que os concedidos ao salário mínimo. Em todos esses casos, o senhor aparece como o paladino dos aposentados, prometendo derrubada de vetos e logo, logo, se cala, aceitando mais um desprestígio e nós continuamos acumulando perdas.

O seu partido, (minúscula mesmo) o pt está no poder a nove anos. Durante esse período, acumulamos 37% em perdas em relação à variação que se concede ao mínimo. O seu mentor político, o ex-presidente Lula da Silva, lhe deu corda para agir, porém, não deixou que toda a sua ação tivesse qualquer utilidade prática. Parece que ele o autorizou a agir, porém, com a ressalva de que o seu trabalho não prosperaria. Isto está evidente, considerando que o senhor “luta, luta e luta,” e ninguém do partido e do governo lhe admoesta, e os resultados positivos para nós, nunca apareceram. Quer dizer, faça a sua onda, fique bem com os “velhinhos,” que nós faremos o papel de carrascos. O pior é que parece que o senhor sabe disto e não reage. Ora, em circunstâncias normais, qualquer pessoa de brios, vendo os seus ideais sendo boicotados por um partido que não lhe apoia, muito pelo contrário, lhe desmoraliza, tomaria a atitude mais coerente: Se desligaria desse partido e procuraria outro que lhe apoiasse integralmente. Exemplos disso foram dados: Heloísa Helena, Babá, Luciana Genro, Senador Flávio Arns.

Parece que o senhor não se incomodou ou se incomoda com esse tratamento que lhe é dado pelo pt e continua usufruindo das benesses que a reeleição lhe propicia.

Senador, o senhor se reelegeu a custa de uma bandeira de defesa dos aposentados e trabalhadores. O povo do Rio Grande do Sul, seu Estado, acreditou na sua falação e lhe concedeu uma reeleição que parecia que não iria se configurar. Não fosse a esperança que o senhor criou para os “velhinhos,” com a dita bandeira, a sua reeleição estaria comprometida.
Veio a aprovação da LDO para 2012, e novamente o seu partido e o seu governo, saíram vencedores e nós, derrotados. Esse governo cruel e insensível para com os aposentados e trabalhadores concedeu 14,13% de reajuste para o salário mínimo e para nós, somente 6,08%, nem a inflação nos foi reposta. Ao mesmo Orçamento ao qual o governo dizia não dispor de verbas para os aposentados, os Senadores aprovaram, sem nenhuma restrição mais de R$ 18 bilhões em renúncias previdenciárias, valor este subestimado na prática, e que não há quem com bem senso aceite que aquilo não passa de concessões, muitas das quais corporativistas, que deveriam estar ao encargo do Orçamento Fiscal e não ao da Seguridade. O Congresso tornou-se plenamente adepto e conluio à prática da bandeira do neoliberalismo que veem falidos todos os sistemas socioeconômicos no mundo? O senhor apareceu em todos os noticiários a respeito, dizendo-se defensor do mesmo percentual para reajuste de todos os integrantes de um mesmo regime previdenciário. Novamente o pt e o governo saíram vencedores. Mais uma defasagem para somar às perdas já existentes. Mais uma vez, o senhor saiu derrotado pelos seus companheiros de partido e de governo. Isto não lhe incomoda, ou o senhor já está vacinado para suportar tanto desprestígio?

 ...

Fica aqui mais um protesto de um aposentado que já não mais acredita nos seus ditos “representantes.”

Belém-PA, 02 de fevereiro de 2012

Odoaldo Vasconcelos Passos

Aposentado/Belém-PA

2 comentários:

  1. SOU DE PORTO ALEGRE E DOU APOIO INTEGRAL AO COMENTÁRIO, ALIÁS É ESTA AMINHA OPINIÃO AO PERCEBER QUE O SENADOR PAIM USA OS IDOSOS PARA GARANTIR VOTOS. ELE É UM INSTRUMENTO DO PT, ESTÁ FAZENDO O JOGO DO LULA E DA DILMA, TANTO QUE O PARTIDO NUNCA LHE QUESTIONOU. INCLUO NA TURMA DE CHOQUE DO PT O MINISTRO DIAS TOFFOLI QUE PEDIU VISTAS AO PROCESSO DA DESAPOSENTAÇÃO E O PAIM NUNCA SE MANIFESTA A RESPEITO. OS APOSENTADOS GAUCHOS TEM QUE ACORDAR, FORA PAIM RESTA-NOS A JUSTIÇA, JUSTIÇA ?
    SERGIO RODRIGUES

    ResponderExcluir
  2. PAIM ENGANA A MUITO TEMPO, FALA EM APOSENTADOS MAS MESMO SEUS PROJETOS SÓ PREVEeM BENEFICIOS PARA QUEM IRÁ SE APOSENTAR E NÃO PARA OS JÁ APOSENTADOS. O PAIM É UM INSTRUMENTO DO PT, OU SEJA, LULA E DILMA. POR QUE O PT NUNCA QUESTIONA O PAIM, POR QUE O PAIM NÃO QUESTIONA DIAS TOFFOLI QUE PEDIU VISTAS AO PROCESSO DA DESAPOSENTAÇÃO? AMBOS FAZEM PARTE DA TROPA DE CHOQUE DO PT E O POVO GAUCHO NÃO VE ISTO E CONTINUA VOTANDO NO PAIM.
    SERGIO RODRIGUES

    ResponderExcluir