quinta-feira, 18 de abril de 2013

A MODERNA TIRANIA

 
 
A vergonhosa fraude eleitoral consumada na Venezuela sob o olhar complacente da especialmente das nações democráticas, quando não de apoio oficial, como no caso do governo da Dilma e do Lula e dos demais tiranetes cucarachas, só é possível por um fato: a paulatina destruição dos fundamentos da civilização ocidental, ou seja, o conjunto de valores morais e éticos tecido durante séculos. Foram esses valores que permitiram o surgimento do Estado Moderno sob o império da lei e não da vontade dos déspotas.

Em síntese o Estado Democrático de Direito, vindo daí, deriva primordialmente da supremacia dos valores morais e éticos que repudiam as tiranias e que elevam à virtude o respeito à lei e à ordem, à alternância do poder, o voto universal, a segurança jurídica, a liberdade individual, de expressão, e assim por diante.
Note-se que todos esses valores morais e éticos que acabei de declinar têm seu vértice na liberdade individual. Não é à toa que a pena mais grave para os delitos seja exatamente a privação da liberdade do indivíduo. Tal assertiva por si só define o que seja liberdade não cabendo, daí, qualquer tentativa de "coletivizar" essa experiência humana. A igualdade neste caso se contrapõe à liberdade.

REINALDO AZEVEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário