quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

sobre vacas e políticos




Garcia Marquez, em um de seus romances, conta a história de um tirano SUL-AMERICANO que repentinamente morreu.


Os seus assesssores temendo que o povo descobrisse que o "trono' estava vazio e alguém pudesse tentar" dar um golpe", estavam providenciando um substituto, quando uma vaca irrompeu no palácio e malgrado todos os esforços , o animal adentrou a sacada que dava às ruas, no exato horário, em que todos os fins de tarde, o tirano fazia sua aparição ao povo para ser saudado.


Quando pensaram que tudo estava perdido, os assessores observaram que o povo não via que na tribuna estava uma vaca . As pessoas sequer olhavam para a tribuna. Elas passavam e no exato horário , passos tristes e condicionados, faziam as usuais saudações vinculadas diariamente pela mídia.Os homens lançavam o chapéu no ar, com gritos de viva o presidente , as mulheres agitavam os lenços coloridos,e todos com punho cerrado diziam - Vida longa ao nosso querido Pai.


Enfim, deste dia em diante, os assesssores compreenderam que não havia mais mais necessidade de substituto e todos os fins de tarde, a vaca era posta na tribuna, para preencher uma lacuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário