domingo, 4 de novembro de 2012

SALVE JORGE- O DEBATE





Prezados companheiros


A TV Globo começou uma novela, “SALVE JORGE”, que tem dois capitães do Exército dentro de uma unidade da Cavalaria. Um deles, o tal de Élcio, é um canalha que chega a envenenar um cavalo no quartel pertencente a um outro capitão ( Théo ), campeão de saltos, para que ele não consiga competir. O Cap Théo namora uma garota moradora da FAVELA DO ALEMÃO e largou a sua antiga namorada que é tenente veterinária do mesmo quartel de Cavalaria onde ambos servem. No inicío das gravações os atores estiveram na AMAN alguns dias e quase todos os artistas elogiaram a conduta da instrução e das atividades dos cadetes. Porém, todos nós estamos cansados de saber qual é a ideologia de uma boa parte de produtores e artistas da televisão. Posso estar enganado mas, não duvido que possa ter cenas que descambe para assuntos de revanchismo no decorrer da novela. Isto não vai ser nada saudável para a imagem do nosso Exército. Como parte da novela se passa num quartel de Cavalaria e atores representam oficiais no enredo, assisti apenas a alguns trechos dos capítulos iniciais mas, logo desisti ao ver que querem mostrar ao público uma grande mentira, ou seja, um capitão ( Élcio ) sem honra, corrupto, sem moral, invejoso que trai um companheiro de farda para alcançar um objetivo sujo em seu proveito. Atitudes como a deste canalha não existe entre nós.



Mello
 


COMENTÁRIO 1


Peço venia ao Mello, que não conheço, para discordar do comentário desairoso sobre o filme Salve Jorge, em especial o contido na frase a seguir: logo desisti ao ver que querem mostrar ao público uma grande mentira, ou seja, um capitão ( Élcio ) sem honra, corrupto, sem moral, invejoso que trai um companheiro de farda para alcançar um objetivo sujo em seu proveito. Atitudes como a deste canalha não existe entre nós.



Em meus 30 anos bem vividos no EB, conheci alguns poucos graduados, tenentes, capitães, oficiais superiores e generais com o caráter do fictício capitão Elcio. Portanto, embora como exceção à regra, existem capitães élcio.


E o que pensar de nossos chefes de hoje, que condecoraram Jesuíno, zé Dirceu, dilma et caterva ? Não se espelharam no capitão Élcio ? Com certeza, em minha opinião, SALVE JORGE divulgará melhor a imagem do EB do que o SeComEx.



Batalha


COMENTÁRIO 2





Se é ficção nada contra. Se imita a realidade, da mesma forma.
Aliás, o que se pode dizer dos filmes norte americanos sobre o governo e a CIA, justamente de onde se inspiram os adeptos da 'teoria da conspiração'?


RIVADAVIA

................

Nenhum comentário:

Postar um comentário