sábado, 8 de junho de 2013

Sobre privatização




As privatizações tanto da Vale como da CSN e outras foram fraudes, mas essa notícia também é uma fraude parcial, ela apresenta meias verdades.

1. Primeira fraude dessa notícia - A VALE não foi privatizada. Mais de 60% de suas ações pertencem à PREVI e ao BNDS. Portanto se o governo do PT quisesse nesses seus 10 anos de governo poderia nomear quase 100% do conselho e toda a direção da VALE. E por que não o fez ou não o faz? Primeiro para satisfazer FMI, Bolsas etc. Segundo, como entidade estatal não poderia financiar políticos do PT. O próprio artigo diz que a VALE transformou o PARÀ num feudo político. Mas qual foi o principal partido beneficiado, que antes não tinah nada lá? O PT.

2. Segunda fraude dessa notícia - Omissão de fatos - Um dos principais articuladores e beneficiado com seu amigo de infância Steinbruch, foi Mercadante. Foi ele que articulou com os petistas da PREVI a participação desta no consórcio de Steinbruch pois este não tinha cacife para comprar a VALE. Interrogado sobre isso, Mercadante não só não negou como declarou que o fez por nacionalismo, pois o outro consórcio que disputava, o de Ermírio de Morais tinha um sócio estrangeiro. Imaginem que nacionalistas. Mercadante que quase enfiou o Brasil na ALCA e Steinbruch que segundo as más línguas era testa de ferro de um banco inglês. Aí Ermírio percebeu que era negócio de amigos e saiu da disputa.

3. Outra omissão de fatos - A contribuição do MST para a privatização da VALE - . Por grande coincidência o MST é enviado a Brasília no mesmo dia da manifestação contra a privatização contra a VALE, não para defender a estatal VALE mas para pedir uma fábrica de farinha a FHC. Nesse dia Stédile, RAinha, ACM e FHC tiram fotografias juntos sorridentes e entrevistado pelo repórter, Rainha fez altos elogios a ACM. Interessante é que RAinha estava na época condenado como assassino por um júri, mas aguardava em liberdade outro júri pois não tinha sido por unanimidade. FHC recebe então um criminoso condenado em primeira instância, que tinha ordenado a invasão de sua fazenda, para dar-lhe um Fábrica de presente e trocar amabilidades. Quanta incestuosidade.

Havia 50.000 manifestantes em Brasília neste dia em defesa da VALE e apenas 2.000 do MST, porém organizados e cheios de bandeiras. A tal chamada PIG, que o Sr. Sílvio tanto fala, então focalizava os holofotes apenas no MST, esvasiando a manifestação em defesa da VALE. Arnaldo Jabor, o garoto propaganda das privatizações da FHC complementou esse trabalho da PIG e do MST com aquele monólogo teatral, pela mídia, elogiando o MST como autênticos e objetivos, únicos verdadeiros naquela manifestação e chamando os demais manifestantes de carrapatos nas botas do MST, de aproveitadores da manifestação do MST para fazer politicagem.

Por que os petistas ditos de esquerda não exigem de Dilma que assuma a direção da VALE de uma vez por todas? Está no direito dela, não precisa nenhum decreto, nenhuma medida de força nem nenhum processo judicial. É só como acionista majoritária convocar uma assembléia da empresa. Por quê? Respondam petistas se forem capazes.


FRANCISCO SANTANA


Nenhum comentário:

Postar um comentário