sábado, 24 de agosto de 2013

E, não é mera coincidência:Unesco celebra abolição em dia para lembrar fim do tráfico de escravos



O tráfico de escravos - uma das maiores violações dos direitos humanos de toda a história - é lembrado nesta sexta-feira pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Também hoje, é comemorada a abolição da escravatura, uma homenagem àqueles que lutaram pelo fim da escravidão. Todos os anos, 23 de agosto marca o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição.

A Unesco pede à população que celebre a diversidade cultural e lute contra o preconceito e a discriminação racial não apenas neste dia, mas em estado perene. A organização destaca que, desde o estabelecimento do projeto Rota do Escravo, em 1994, se esforça para quebrar o silêncio sobre o tráfico de escravos e a escravidão, visando "a revelar a extensão e as consequências dessa tragédia humana e a retratar a riqueza das tradições culturais que povos africanos forjaram em meio a adversidades".

"O tráfico de escravos não é apenas algo do passado: é nossa história e tem moldado a face de muitas sociedades modernas, criando laços indissolúveis entre povos e continentes, e transformando, de forma irreversível, o destino, a economia e a cultura das nações", lembra a Unesco. "Estudar essa história equivale a homenagear os combatentes pela liberdade e reconhecer suas contribuições singulares para a afirmação dos direitos humanos universais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário