sexta-feira, 13 de maio de 2011

A “Ecolatria” é a mais fantástica máquina de mentiras jamais posta para funcionar na história da humanidade



Já escrevi aqui algumas vezes sobre como o antigo marxismo e as teorias comunistas foram ganhando conteúdos novos e se fragmentando em vários “ismos” ao longo do tempo, de sorte que quase nada mais há do original, exceção feita uma coisa, de que tratarei só no fim do texto. O ecologismo é uma dessas feições — financiado, como não poderia deixar de ser, pelo capital, a parte dele que se quer descolada dos “horrores” do sistema. Huuummm… Desde Karl Marx, ele próprio, sempre é a grana capitalista a financiar essa gente dedicada que quer mudar o mundo. Afinal, alguém tem de produzir a riqueza que eles querem dividir ou destruir.


O comunismo se sustentou como um horizonte utópico por décadas, apesar de todos os horrores que produziu. Era, até havia pouco, a mais fantástica máquina de produzir mentiras de que a humanidade tinha tomado conhecimento — mentiras que, de algum modo, ainda estão por aí. Ninguém, exceto alguns lunáticos, de mentalidade criminosa, enxerga virtudes no nazismo, por exemplo. Não obstante, as teorias comunistas ainda são tidas como capítulos do debate humanista.


A “militância” ecológica também se faz com profissionais, mas a “causa” é muito mais palatável e compreensível. Afinal, quem pode ser favorável à destruição da natureza, exceto os homens muito maus, que têm de ser combatidos? E quem são, afinal, esses destruidores? Todos aqueles que não endossam as escatologias dos “fim-do-mundistas”. Pode-se aderir à causa sem estar necessariamente engajado nela. Incrível! Mesmo nos meios mais informados, encontrei severos críticos do texto do Rebelo que nunca o tinham lido — na sua primeira versão — e que igualmente ignoram o código vigente.


Por isso os militantes mentem tanto e com tanta facilidade, atribuindo à proposta o que não está lá e fazendo questão de lhe negar qualquer virtude preservacionista, o que é uma atitude moralmente criminosa. Afinal, sabem que bem poucos os contestarão.



A “ecolatria” lidera hoje a mais formidável máquina de mentiras posta para funcionar na história da humanidade. Se faz o que está fazendo com o Código Florestal, num debate localizado, restrito a um país, imaginem quando se trata de fomentar escatologias planetárias, como a agora chamada “mudança climática”, que já foi “aquecimento global”, antes, como sabem, de ficar claro que certas áreas do planeta estão esfriando, não esquentando…
REINALDO AZEVEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário