domingo, 14 de novembro de 2010

APESAR DE VOCÊ....



Alguns devem lembrar ou saber, que a canção 'Apesar de Você', foi composta e gravada por Chico Buarque, como uma crítica metafórica à Emilio Garrastazu Médici, general então na presidência do país e no comando da, talvez, época mais "sombria" da ditadura militar.


Chico Buarque, inteligente sem dúvida, não só clamava pela liberdade como a maioria esclarecida. Também já pregava por vias poéticas, um sistema antagônico ao vigente, como solução para todos os males do Brasil e do mundo. Como bom comunistóide e com ídolos como Fidel e Che, não poderia desejar outra coisa a não ser o tal do socialismo moreno. Ou seja, não servia um sistema democrático aos moldes de muitos países europeus, por exemplo, sociais-democratas e liberais, que fossem. Era comunismo mesmo!


Ótimo comunista o Chico (como Niemeyer), adorador das horas de ócio com peladas de futebol com amigos selecionados, de boas bebidas e charuto cubano autêntico, de banhos de mar e sol na rica orla da zona sul carioca, da bela vista da residência, das festas e viagens infindáveis, rios de dinheiro com shows e vendas das suas obras. Só se esqueceu de dividir irmanamente com os pobres proletários que defendia e defende. Nunca ouvimos falar de um show dele com caráter beneficiente, como doação de toda renda a uma causa social, dessas encampadas por um modelo socialista. O que é de Chico é de Chico. O que é dos outros é justo ser dividido.


Isso tem explicação - um pequeno preço a pagar pela implantação do bem comum, ou comunismo e que George Orwell soube colocar muito bem em sua obra 'A Revolução dos Bichos' (Animal Farm):
Um dos porcos que formam o novo comando da fazenda, que se alojou confortavelmente na sede, tenta explicar aos outros animais que trabalham o dia inteiro e ficam ao relento ou nos antigos estábulos:


"Sim, nós sempre afirmamos que todos são iguais... Porém, alguns são mais iguais que os outros. Apenas isso"

E aí, Chico, sem saber ou sem querer nos dá essa obra de arte. Não falo 'nos dá', como referência aos anos 70 e sim ao momento presente!
Prestem atenção na letra. Mais do que emblemático para o momento em que vivemos, não?
Perguntem se Chico cantaria isso em seus shows atualmente.

Mas nós... nós podemos cantar até a canalhada desalojar-se, certo? Até "se dar mal"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário