terça-feira, 23 de novembro de 2010

MARCO REGULATÓRIO - A VERDADE




Em entrevista ao GLOBO, Miro Teixeira diz que 'marco regulatório é indesejável'

MIRO: Preocupa e me surpreende. Considero uma inutilidade se o objetivo for controle de conteúdo. Inútil porque qualquer lei neste sentido será considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Acho paradoxal, porque Lula, Dilma e Franklin (Martins) lutaram contra a ditadura. É impensável que haja alguma iniciativa de caráter restritivo.


A alegação é que a legislação é de 1962, e que novas mídias surgiram...

MIRO: Essas mídias não dependeram de novas leis. Surgiram graças ao ambiente de liberdade de criação. A rede mundial foi criada para que as gerações pudessem expressar opiniões sem interferência dos governos. Sempre que governos intervieram na organização de conteúdos jornalísticos, no sentido amplo, acabaram por restringir o ambiente de liberdade.


Não é preciso uma lei que leve em conta a internet?

MIRO: Internet não tem que ter regulação, tem que ser anárquica.


O presidente Lula disse que liberdade de imprensa não pode ser usada para inventar mentiras...

MIRO: Autoridades sempre se irritam com a imprensa. Autoridades gostam de elogios, não de notícias. O que interessa ao povo é saber se autoridades estão se comportando com moralidade, transparência, impessoalidade. O que normalmente preocupa a autoridade é a capacidade da imprensa de exercer a fiscalização de seus atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário