quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O SONHO DO BRASIL COMO UMA GRANDE NAÇÃO FICA CADA VEZ MAIS DISTANTE

Infelizmente temos que saber que o estado de "guerra civil" que a cidade do Rio de Janeiro está vivenciando começou há algumas décadas atrás. Não estou mencionando a deteriorização da educação, que é um caso cronico no Brasil, mas a estrutura socio-economica do Rio de Janeiro que levou ao crescimento "insustentável" de moradias em barrancos, terrenos "abandonados", mangues "urbanos" e morros isto é as favelas.


Desde a outrora poética Mangueira até os dias de hoje está na favelalização de grande parte da população carioca o berçario, a creche e o crescimento da marginalização desta população que deu e dá origem aos principais focos de criminalidade na cidade.


A maioria desta população é constituída de pessoas que desejam viver honestamente porém se encontram sitiadas pelos focos de criminosos, a maioria chefiados pelos traficantes de droga, as lutas "internas" e tentativas de "conquista" dos "competidores" do rico mercado de drogas.


Políticamente a influência de mal governadores, que na busca do apoio destas comnidades nada ou muito pouco fizeram para evitar a disseminação dos grupos de criminosos que cfresceram nestas comunidades.


O problema criado por êstes políticos começou na década de 70, com o governo Chagas Freitas ainda quando da existência do Estado da Guanabara e piorou ainda mais durante o governo de Leonel Brizola. Houvessem, êstes políticos, dado mais atenção ao desenvolvimento educacional desta população com certeza hoje não teríamos vivendo este estado calamitoso de Segurança Pública.
Houvessem estes políticos terem dado atenção ao sistema de transporte e a habitação, o problema das favelas não seria isto que o Rio vive hoje.



Mas como sempre, é muito mais fácil não fazer nada, e até incentivar, demagogicamente, a população a se favelizar.


O Rio de Janeiro é um bom exemplo do que poderá o Brasil, como um todo, se transformar. As tais "políticas sociais", vistas implementadas nos últimos 8 anos, o total desprezo pela qualidade do ensino, a falta de moral do mundo político brasileiro, a leniência no cumprimento das leis, a falta de respeito ao semelhante começando pelas simples coisas públicas (ruas, praças, monumentos, etc..) tudo isto se acumula e o conserto fica a cada dia mais dificil para aquele (s) que queira (m) minorar os problemas.


É lamentável que uma cidade que tem a benção de ter uma geografia linda, invejada internacionalmente, com um povo, na maioria das vezes, amigo, cordial e alegre, veja sua imagem maculada por atos de vandalos e criminosos sem a minima consciência do que seja Sociedade, do que seja um país, um Estado e uma cidade.
O exemplo vem de cima, e a cada escandalo ou gesto desonesto e hipócrita, o resultado de um dia podermos ter um país livre, soberano, democrático, com cidadãos gozando de uma boa qualidade de vida fica mais distante...
Fernando Bihari


Nenhum comentário:

Postar um comentário