sábado, 13 de novembro de 2010



Parece que pela visão onto-teológica , o poder evoluiu da origem divina, para o povo e, agora numa metamorfose fantasmagórica passa a ser ungido pelo diabo- demagogia


O certo é que a religião como instrumentum regni é um expediente usado e abusado pelo poder político (talvez com a representação dos não crentes) para controle dos cidadãos (na bandeira do nacional-socialismo, vulgo nazismo estava escrito: Gott mit uns " - Deus está conosco - Dios con nosotros).


Para obter o apoio popular certos líderes del siglo XXI promovem a degeneração da democracia para oclocracia do grego (ochlokratí­a - ochlos = multidão, turba; kratia = governo (governo em que prepondera a plebe, a multidão ou em que o poder é por ele exercido; o arguto NICOLAU MAQUIAVEL (no seu tempo) a definia como o pior de todos os sistemas polí­ticos, o último estado de degeneração do poder.


O trágico nesse cenário é que nem sempre a maioria dos eleitores escolhe e, mesmo a vantagem numérica não reflete a vontade geral. Vide a atual ungido pelo voto de cerca de 1/3 dos eleitores (coincidência) de imediata passa a defender dissimuladamente o retorno de mais um imposto (a CPMF) e o controle da mí­dia.


E, assim, segue a marcha no reino da demagogia enquanto as massas/plebe ignaras se refestelam com as abundantes bolsas ...



rivadavia rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário