sábado, 25 de fevereiro de 2012

ALO ALO VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO


 
 
 
Por Andrew Couts


O FBI está investigando a criação de um novo aplicativo que permitiria a eles não somente monitorar ameaças em andamento, mas também predizer potenciais ataques terroristas e outros crimes antes mesmo de ocorrerem. Aqui está tudo o que você precisa saber, e porque você deveria ficar preocupado.


O Escritório Federal de Investigação (FBI) está investigando a criação de um aplicativo que poderia permitir melhor garimpar conteúdo de mídia social, em uma tentativa de mais acuradamente identificar, investigar e lutar contra "ameaças emergentes" em tempo real. O aplicativo poderá também ser usado para prever ameaças virtuais antes mesmo de acontecerem.


De acordo com um requerimento de informação (
RFI, em inglês) postado no website Federal de Oportunidades de Negócios, o FBI diz que espera "determinar a capacidade da indústria de proporcionar uma aplicação de solução de alerta Open Source de mapeamento e análise de Mídia Social." Essa ferramenta permitiria ao FBI "verificar, identificar e geo localizar eventos de última hora, incidentes e ameaças emergentes rapidamente" usando informações "disponíveis publicamente" postadas em redes sociais, como Facebook e Twitter, bem como novas publicações nacionais e locais.


Big Brother 2.0

É claro, monitorar mídia social não é nenhuma novidade para a comunidade de aplicação da lei. No momento, contudo, é simplesmente muito ineficaz e ineficiente para as necessidades do FBI.
Mídia social é uma valiosa fonte de informação para analistas de inteligência do [Centro de Operações e Informações Estratégicas do FBI (SIOC, em inglês)] no monitoramento rotineiro de eventos," diz o RFI. " Analistas têm considerado questões de inteligência que eles monitoram como assunto de curso diário ao redor do globo. É também produtivo em seus esforços para proporcionar informação inicial sobre eventos comuns de significado para aplicadores da lei. A mídia social tem se tornado uma fonte primária de inteligência porque ela tem se tornado a primeira resposta principal para eventos chaves e alerta primordial para possíveis desenvolvimento de situações".


O aplicativo que o FBI espera construir simplesmente faria este processo mais fácil e mais eficiente.


Aqui está como o FBI prevê o aplicativo funcionando: As informações reunidas de fontes de notícias e mídia social seriam superpostas sobre um mapa digital, marcando a localização dos "eventos em tempo real", junto com outros dados contextuais relevantes, informações adicionais, incluindo dados domésticos de terrorismo dos
Estados Unidos, dados do terrorismo ao redor do mundo, a localização de todas as embaixadas americanas, consulados e instalações militares, previsões e condições do clima e vídeos de informação do tráfico também seriam superpostos nesse mapa.


Um sistema robusto de busca também seria incorporado ao aplicativo, o qual permitiria a capacidade de "instantaneamente buscar e monitorar palavras chaves e sequências de tweets 'disponíveis publicamente' através do site do Twitter e qualquer outro site/fórum de rede social," de acordo com o RFI. O FBI quer que a função de busca permita buscas por palavras chaves simultâneas "que possam procurar por 10 ou 20 incidentes/ameaças separadas ao mesmo tempo dentro da mesma "janela". A capacidade de monitorar outros dados de mídia social em no mínimo 12 línguas diferentes, e "traduzir imediatamente" estas postagens para inglês, está também esboçado como uma característica do aplicativo.


O futuro é agora


Tudo isso parece bastante ousado. De fato, estamos surpresos de o FBI não ter ainda tal aplicativo a sua disposição, desde que todas as características que ele delineia estão bem dentro das capacidades de uma equipe de desenvolvimento de software habilidosa. Sem mencionar o fato de que muito do que o FBI espera usar já existe em diferentes partes.
Contudo, o FBI não quer apenas saber sobre o que está acontecendo agora; também quer prever eventos que estão para acontecer - prever o futuro. Se isso lhe parece de modo suspeito com o filme Minority Report, você não está só.

Todo mundo é um alvo?


Em outras palavras, os mundos de
Aldous Huxley e George Orwell já chegaram. O FBI simplesmente quer criar um aplicativo padrão que combine a tecnologia já disponível e racionalizá-la, em uma tentativa de fazer melhor o trabalho deles. Está tudo bem se isso for usado para parar os caras verdadeiramente maus, como terroristas que querem explodir um estádio de futebol. O problema é, quem eles consideram "caras maus" hoje em dia? Hackers como o Anonymous? Apoiadores do Wikileaks? Manifestantes do Occupy Wall Street? Qualquer um?

Os mais cautelosos (e possivelmente mais sábios) entre nós diriam tudo o que está acima. E é cada vez mais difícil de refutar as advertências deles. No final do último ano o presidente Barack Obama assinou a mais recente iteração da Lei de Autorização da Defesa Nacional (NDAA, em inglês), uma lei que foi levada para renovação anual. O problema com a versão desse ano, dizem os críticos, é que ela inclui provisões que permitiriam aos militares dos Estados Unidos deter qualquer pessoa - inclusive cidadãos americanos - em qualquer lugar do mundo, sem julgamento ou o devido processo, se eles forem suspeitos de atividades terroristas. Além do mais, a NDAA proporciona uma definição tão ambígua de "atividade terrorista" que grupos como o Occupy Wall Street ou o Anonymous poderiam cair sob esta perigosa categoria.


Tem de ser salientado que o presidente Obama incluiu uma declaração de assinatura com a NDAA que garantia que sua administração não usaria a lei para deter indefinidamente cidadãos americanos.


É desnecessário dizer que isso fez pouco para acabar com a indignação do público que tem conhecimento.


Então o que fazer de tudo isso? Muito obviamente, é agora dolorosamente claro que tudo que postamos online está sendo observado. E se o FBI conseguir seu novo aplicativo - o que parece para nós uma inevitabilidade - o olho com o qual ele vê nossos tweets e atualizações terá visão biônica, e até a capacidade de espreitar o futuro. O que é menos óbvio é como o objetivo do governo de proteger o bem público será abusado para atropelar a legítima liberdade de expressão e o descontentamento público legal.

Em resumo: O Big Brother é real. Ele está observando. Então seja cuidadoso sobre o que diz online hoje em dia - isso poderá ser usado contra você amanhã.

Fonte: www.digitaltrends.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário