terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O APOCALIPSE E O NOVO HOMEM SOCIALISTA

 
 
 
Os‘temores apocalípticos’, ‘fervores messiânicos’ e inquietações sobre o‘final dos tempos’, assim como teses conspiratórias são reiterativos no curso da evolução da humanidade, ocasionando fortes expectativas messiânicas ...


Os‘sinais apocalípticos’ – são encontrados especialmente na Bíblia – no Livro das Revelações de SãoJoão Evangelista - Apocalipse (‘apocalipse’ – gr. apokalypsis; lat. apocalypse– revelação- o ato de tirar o véu) – em que JOÃO recebe e revela o ‘plano de Deus’ numa época de perseguições dos romanos aos cristãos – e que tinha como objetivo incutir confiança nos cristãos naqueles tempos perigosos e difíceis. A preocupação com o ‘fim dos tempos’ também foi objeto de preocupação eVestudo de sir ISAAC NEWTON,que elucidou o segredo dos movimentos celestes; sobre a questão compôs tratados sobre o Livro de Daniel, do Antigo Testamento, e sobre o Genesis,do Novo Testamento.


Os ‘planos’, as ‘conspirações’de dominação mundial ou as 'profecias' apocalípticas de fim do mundo – como se houvesse um determinismo, um propósito deliberado –um ‘planejamento’ dos eventos, dos fenômenos, do mundo socioeconomicopolitico para a escravização do homem. Nesse ponto de vista – tudo o que ocorre seria resultado de uma causa teleológica que seria inexorável.


Assim o propósito para o homem – teria sido concebido de uma forma fatalista, a despeito da metafísica, das religiões e do misticismo. O propósito como atributo humano seria aniquilado– ou seja - um fim ou objetivo a ser alcançado, bem como o desejo e imaginação;e, por conseguinte de conceber meios para alcançar qualquer fim, de modo que a satisfação física, mental ou emocional, a ser produzida por certo empreendimento, como uma forma de ação pessoal perderia sentido. Prevaleceria o coletivo.


Temos aí - o novo homem/nuevo hombre parido do ventre do socialismo (ou morte) del siglo XXI - em busca de um novo paternalismo –ou um novo deus – que lhe daria atenção pessoal para seu bem-estar,eliminando os sofrimentos, as atribulações, especialmente dos que têm que trabalhar no dia a dia para ganhar o pão com o ‘suor de seu rosto’ – que não lhe serviria como serviu por muito tempo e muito bem (para alguns) como desculpa ou muleta para os infortúniospessoais.


Porém, para os que acreditam quea FELICIDADE é estar em HARMONIA com os vários aspectos de seu SER – físico, mental, emocional ou psíquico, e até com o Planeta– mas estão em dúvida e já não se lembram mais do Mestre da Vida, da Verdadee do Amor - ElIas Canetti - em Massa e Poder – clássico do tratamento de choque das falsas utopiascapazes de envenenar as massas com promessas/profecias de libertação - elabora uma profunda análise sobre a conduta dos seres humanos desde o ponto de vistaantropológico, etno-sociológico e mítico – detonandoas correntes como o marxismo, a psicanálise e o estruturalismo – cujasfalácias - lamentavelmente continuam vigentes nos dias atuais, pode desvelar um pouco do véu que encobre arealidade. (São Paulo: Cia. das Letras, 2008)


Porfim, para os que persistem em acreditar na konspiratia seria bomdar uma espiada no livro de Umberto Eco, “O Cemitério de Praga”, que explicamuita bem, em forma de romance, como operam as ‘teorias konspiratórias’.
Enquanto se dissimula a marcha da barbárie continua de forma inexorável, segundo a cartilha novilinguística...

Rivadavia Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário