domingo, 19 de fevereiro de 2012

RUMORES PREOCUPANTES DE MORATÓRIA GREGA



Por FRANCISCO VIANNA

Circulam fortes rumores de que, em 23 de março próximo, a Grécia vai declarar a moratória de sua dívida externa, ou seja, vai dar o calote em seus credores internacionais.
Embora não devamos dar crédito aos teóricos da conspiração, é preciso ter em conta, com diz o velho ditado, que onde há fumaça, há fogo, e a fogueira pode ser grande a ponto de chamuscar o pelo do Ocidente.
Verdade ou não, o fato é que a Grécia está incapaz de sair da bagunça que virou a sua economia socialista - como soe acontecer - de gastar mais do que ganha. Quando se instalou o "salve-se quem puder", como é de costume, os gregos estabeleceram um governo conservador (pois só os conservadores e liberais conseguem limpar a sujeira dos socialistas) e o plano que tenta tal façanha, como não poderia deixar de ser, foi elaborado e se propõe a ser posto em prática com base na 'austeridade', sob a supervisão dos "Mestres do Universo", para ver se conseguem manter a Grécia dentro de outra bagunça mais ampla, formidável bomba-relógio, que é a União Européia.

Trata-se de um "teste de fogo" para os defensores da NOM (Nova Ordem Mundial) e ninguém no mundo está livre de sofrimentos eventuais tanto oriundos do "plano de austeridade para a salvação helência", como, pior ainda, por sua rumorosa eventual moratória.



Já há volumes maciços de capital fugindo da Europa para os EUA (BRL=0,5838 USD), Brasil, Chile (BRL=282,17 CLP) e México (BRL=7,45 MXN) e que influenciarão nos preços das ações das empresas, das mercadorias e futuros e dos metais de um modo geral.


Comentário

A questão da Grécia, que já não é mais tragédia, mas fato, é de ABSOLUTA INSOLVÊNCIA. A saída de todo devedor nessa situação é o CALOTE. Não há outra alternativa ...

RIVADAVIA ROSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário