domingo, 9 de junho de 2013

Alunos da rede municipal do Rio 'aprendem' que capital de PE é Belém



Os 56.420 alunos do quinto ano da rede municipal de ensino no Rio de Janeiro estão "aprendendo" que a capital de Pernambuco é Belém e a da Paraíba é Manaus.
É que apostilas, usadas na formação dos alunos, foram impressas e distribuídas para escolas municipais cariocas com erros sobre as capitais do país. As informações erradas estão na apostila M-5 do segundo bimestre.

O material é de matemática, mas traz uma questão que pede que o aluno calcule as distâncias e o tamanho entre cidades brasileiras. Os erros estão no quadro que acompanha o enunciado da questão. Nele, estão discriminados nove Estados brasileiros, com suas siglas, nomes, capitais e tamanhos em quilômetros quadrados.

Nos dois primeiros Estados indicados -- Pernambuco, cuja capital é Recife, e Paraíba, cuja capital é João Pessoa-- há equívocos. Um terceiro erro está na sigla do estado da Paraíba --PA (que é a sigla do Pará) e não PB, a correta.

A rede pública municipal do Rio utiliza as apostilas em substituição aos livros didáticos. Quem produz o material são professores da secretaria municipal de Educação. A secretaria informou, em nota, que o produto final é supervisionado pela professora doutora Sueli Druck, do Instituto de Matemática da UFF (Universidade Federal Fluminense).

Nenhum comentário:

Postar um comentário