terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
PT privatiza aeroportos sem ter a menor noção do seu valor.
UÉ, mas eles não eram contra as privatizações?
O ágio foi de 348% sobre o preço mínimo de R$ 5,477 bilhões estipulado no edital para os aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, totalizando R$ 24,535 bilhões. Isto significa que o governo do PT não tinha a mínima idéia do que valia o que vendeu.
Com proposta de R$ 16,213 bilhões, que representa ágio de 373% sobre o preço mínimo, a Invepar venceu a disputa pela concessão do aeroporto de Guarulhos (SP). A empresa detém 90% do consórcio formado junto à sul-africana ACSA, que possui os demais 10%. No caso do aeroporto de Brasília, a Engevix saiu vencedora, com lance de R$ 4,501 bilhões, ágio de 673%. O consórcio Inframérica Aeroportos, formado com a argentina Corporación América (50% cada), também venceu o leilão de São Gonçalo do Amarante (RN), o primeiro a ser privatizado. Já na disputa pelo aeroporto de Campinas, o consórcio liderado pela Triunfo Participações ficou à frente, com ágio de 159,8%, com uma proposta de R$ 3,821 bilhões. No consórcio Aeroportos Brasil, a Triunfo tem participação de 45%, a UTC Engenharia outros 45% e a francesa Egis, 10%. Ao final do leilão, o aeroporto de Brasília, que foi o único disputado no leilão viva-voz, teve preço superior ao de Campinas. No edital constava que o preço mínimo para Brasília era de R$ 582 milhões, enquanto o de Campinas era de R$ 1,471 bilhão. O aeroporto de Guarulhos recebeu dez propostas, o de Campinas quatro propostas, e o de Brasília, oito.
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